PONTOS TURÍSTICOS EM TERRA DE AREIA

Balneário Galpão da Lagoa

Localizado as margens da Rota do Sol, o Camping e Balneário Galpão da Lagoa é um belo espaço de lazer para quem quer passar o dia ou final de semana a beira da lagoa e aproveitar as belezas nativas de Terra de Areia. Com muitas arvores e algumas figueiras enormes que garantem muita sombra nos dias de sol e a lagoa de Itapeva que te trás um refresco em dias quentes, o balneário tem como característica ser um local familiar, propício para descanso e com um belo cenário para fotos.

Contando com bar e lancheria dentro do balneário, você pode passar o dia sem se preocupar com a comida, mas para quem gosta de fazer um churrasco, diversas churrasqueiras espalhadas pelo local estão a disposição do visitante que não abre mão daquele belo assado em baixo das arvores e a beira da lagoa.

O local também conta com cabanas, são quartos para quem não gosta de acampar e prefere acomodações mais praticas e na área de camping banheiros e chuveiros quentes estão a disposição dos visitantes.

Cachoeira do Ressaco

O atrativo turístico mais conhecido no município é a cachoeira do ressaco, não a toa, pois seu acesso é fácil e sua beleza faz cada vez mais visitantes irem a seu encontro. Seu acesso é por uma estrada de chão batido na Sanga Funda, distrito de Terra de Areia, chegando no final desta estradinha você deixa o carro e segue a pé por uma trilha pequena em meio as bananeiras, até chegar na cachoeira.

Seu nível de dificuldade é fácil, o que torna o local perfeito para famílias aproveitarem e passarem momentos agradáveis no local. Tanto crianças como idosos não terão dificuldade em chegar ao local, mas é sempre importante o cuidado no trajeto, pois tem algumas pedras e pode haver alguma cobra a espreita, por ser uma mata nativa.

Chegando na cachoeira tem o poço próprio para banho, com agua limpa e com profundidade que varia conforme as chuvas, em nossa visita estava com cerca de 1,20m na parte mais funda. Importante salientarmos que o local não conta com nenhuma infraestrutura, então recomendamos levar sua agua e um lanchinho caso bata aquela fome.

Para aqueles que gostam de acampar, não há onde acampar na cachoeira e nem onde fazer fogo, sendo assim a maioria das pessoas que vão até lá passam algumas horas apenas até irem embora, o que faz com que a rotatividade seja grande durante o dia e evita grandes aglomerações.

  • Endereço: No final da estrada do ressaco
  • Valores: entrada gratuita, mesmo sendo em área particular
  • OBS: Nunca deixe lixo no local, tenha sempre sua sacolinha para guardar seu lixo e preservar a natureza.

Cornélios e Lagoa dos Quadros

Seria apenas mais um canal entre lagoas não fosse por sua história e importância na construção do município. O local ja teve um porto por onde saiam as embarcações cheias de produtos produzidos na região, tendo como destaque o abacaxi e a banana.

Cornélios foi o primeiro vilareja da região e era a sede do município, até a construção da BR 101, que fez com que outro vilarejo se formasse as margens da BR e que hoje é a principal localidade municipal. Mas Cornélios segue como um dos pontos mais visitados do município, seja por pescadores que adoram pescar de cima da ponte que passa em cima do canal, ou por visitantes que vão até lá para acompanhar o belíssimo por do sol local.

Com projetos para desenvolvimento do turismo local, a prefeitura através do secretario de turismo Adriano acredita muita no potencial local, e logo terão um píer e atracadouro por lá tornando possível um passeio de barco pelas duas lagoas da região, a de Itapeva e a Lagoa dos Quadros. Uma parte da revitalização ja foi feita com calçamento nas ruas e uma bela praça com a igreja local.

Figueiras

Encontramos diversas figueiras, arvores típicas desta região em nossas andanças pelo município e dedicamos este pedaço para mostrar aquela que foi a mais imponente de todas que tivemos o prazer de ter conhecido.

Não saberia dizer qual tamanho dela em diâmetro nem em altura, mas é muito grande, seus galhos chegaram ao chão, criando novas raízes e se transformando em uma espécie de 2° figueira, mas que na verdade é tudo uma só.

Localizada próximo a cachoeira do ressaco, sua visitação é livre e ideal para um pique nique, ja que a sombra dela é enorme e comporta muitas pessoas embaixo.

Igreja e Praça São Pedro

As margens da BR 101 fica a Paróquia de São Pedro, uma belíssima igreja que se destaca por ser o principal recanto cristão no município. Uma torre enorme com uma imagem de São Pedro fica ao lado da paróquia.

Junto da igreja encontramos a praça de São Pedro, com alguns bancos e muito verde na volta. Um belo lugar para se distrair da correria do dia a dia e dar aquela relaxada em meio ao agito das tarefas diárias.

Pitayas Capra

Quem ai já esteve em uma plantação de pitaya? Alias muita gente nem sabe ainda o que é a pitaya. Ela é uma fruta que da em um tipo de cacto que traz muita beleza aos olhos do visitante e muita saúde ao corpo de quem a come.

Encontramos diversos tipos de pitaya por aqui, só em uma foto reunimos 9 tipos diferentes, seja ela rosa com poupa branca, rosa com poupa rosa, amarela, não importa o tipo, todas são uma delicia, em especial a colombiana que é super docinha mas bem salgada no seu preço, podendo chegar a cerca de 100 reais o kg.

Quer conhecer mais sobre a pitaya e ainda levar pra casa outras frutas produzidas na propriedade e na região, venha a Pitayas Capra e se delicie conhecendo este belo atrativo rural aqui de Terra de Areia.

Pitayas Danna

A agricultura familiar e o turismo rural também estão presentes em Terra de Areia. Trazemos aqui um belo exemplo disto com a Pitayas Danna, um pequeno sitio localizado próximo a rota do sol onde o visitante pode conhecer a plantação de pitayas, provar e levar pra casa esta bela fruta produzida de forma orgânica e que trás tantos benefícios a nossa saúde. Citamos alguns destes benefícios abaixo:

Imunidade – Aumenta a imunidade atuando na saúde gastrointestinal melhorando seu funcionamento e combatendo vírus e bactérias.

Osteoporose – Rica em cálcio e fosforo que juntos controlam o metabolismo da massa óssea prevenindo a osteoporose.

Diabetes – Baixo teor glicêmico, regula os níveis de açúcar e ativa o organismo.

Anti-Inflamatório – Alto teor de vitaminas e minerais, gera alcalinização do sangue, ajuda a reduzir a inflamação das juntas. regenera e diminui dores e inchaços

Sistema Cardiovascular – Contém ômega 3 e 6 onde as gorduras poli-insaturadas reduzem os triglicerídeos ajudando a manter a pressão arterial.

Depressão e Ansiedade – Alta concentração de vitaminas do complexo B e Cálcio, participa da formação de células nervosas deixando mais alerta e ajudando a combater a depressão

Prevenção do Câncer – Suas sementinhas contem grande quantidade de fito albuminas que bloqueiam o crescimento de células tumorais eliminando os metais pesados principais responsáveis pela formação de tumores e ainda melhora a qualidade de vida de quem tem câncer ( reduz a fadiga, náuseas e vômitos, a dor e a falta de apetite).

Depois de saber sobre todas estas propriedades da pitaya fica difícil resistir a esta fruta não é? ideal para batidas, sucos e para comer pura, ja que quando madura é bem docinha e agradável ao paladar. O local vende outras frutas da estação que são produzidas lá mesmo ou em algum vizinho que leva sua produção para vender por lá. Carambola, abacate, laranja, maracujá e goiaba foram algumas das frutas que encontramos por lá em nossa visita no mês de abril.

Plantações de Abacaxi

O famoso abacaxi de Terra de Areia é encontrado quase que em toda lavoura na parte de baixo da BR 101, na direção do mar, onde o solo é mais arenoso e a fruta tem mais facilidade de ser produzida. Para quem nunca viu uma plantação de abacaxi, assim como eu não conhecia aqui acima está a plantação.

A planta lembra muito uma espécie de bromélia e de dentro dela se forma o fruto com sua coroa virada para cima numa forma de imitar a planta original. A produção do abacaxi se da por 2 ou 3 anos apenas e após este período o agricultor retira os pés e faz uma nova plantação no local. O período de colheita é no verão, sendo nos meses de janeiro e fevereiro a época de maior abundancia da fruta.

Uma curiosidade que vale registrar é que muitas pessoas vendem abacaxi como sendo de terra de areia mas se não for no período de verão, muito provavelmente este abacaxi seja nordestino e não de Terra de Areia.

Reserva Ecológica da Olaria

Aqui encontramos a primeira fazenda 100% sustentável do litoral norte gaúcho. Toda energia usada no local é produzida lá mesmo, através de painéis solares e toda agua e esgoto é tratado e reutilizado em seus açudes. Em breve até o gás que é utilizado na cozinha e banheiros terão sua produção sendo feita no local.

No lado de fora da casa você encontra além dos açudes ja mencionados, muita área verde e animais de fazenda, como cavalos, gado, ovelha, patos e galinhas, fora uma grande quantia de pássaros que vivem na parte de mata fechada dentro da propriedade e que será destinada como área de preservação ambiental.

Já a casa toda mobiliada, você poderá alugar pelo Airbnb, em caso de festas e eventos diretamente pelo Instagram. Com uma super cozinha bem equipada, fogão a lenha, churrasqueiras, fogão campeiro, sala de musica, mesa de sinuca e 5 quartos, sendo uma suíte. Tudo pensado para proporcionar momentos de lazer e sustentabilidade para você e sua família.

Satyadhara Yogalife Ashram

Um recanto de estrema beleza e simplicidade te espera em Terra de Areia, um local sossegado em meio a natureza, com acomodações para quem quer se hospedar, trilhas e muito mais, este é a Satyadhara Yogalife Ashram.

O local oferece cursos e retiros em diversas áreas, sendo o curso de imersão em yoga seu principal produto, no qual você passa 30 dias de imersão na yoga e sai pronto para ministrar aulas, curso que conta com a presença do mestre de yoga indiano Pundit Radheshyam Mishra.

Além do curso de yoga existem vários retiros que o local oferece, como por exemplo o retiro do silencio e o retiro de culinária vegana. E para quem quer fazer seu próprio retiro ou ministrar cursos e aulas também pode alugar o espaço e fazer tudo por lá, já que conta com hospedagens para 20 pessoas e cozinha equipada para fazer sua alimentação.

Trilha das 10 cachoeiras


Uma super trilha com 10 cachoeiras, isto mesmo são 10 cachoeiras em uma trilha de 2600m do inicio até a ultima cachoeira. Um lugar escondido em terras particulares que poucas pessoas tiveram o prazer de conhecer.

Como mencionamos a trilha fica em propriedade particular e seu acesso é com o guia da Litoral Explorer que reside na propriedade e que criou esta belíssima trilha. Localizada na região da Sanga Funda em Terra de Areia, a trilha se inicia dentro do Satyadhara Yogalife Ashram, um centro de Ioga e pousada com quartos coletivos e a famosa cabana do guru.

Seu nível de dificuldade é de médio a alto dependendo do seu preparo físico, a trilha passa por encostas de morro, bananais, mato fechado, pedregulhos, com algumas partes de aclives e declives mais acentuados. Mas tudo vira recompensa quando você começa a chegar nas cachoeiras e realmente esquece do esforço da caminhada.

O tamanho das cachoeiras varia bastante, algumas são pequenas com 2m a 3m de altura e a mais alta chega a uns 40m mais ou menos, pois não há dados oficiais. São 2 neste tamanho maior, mas a que tem um poço bem legal para banho tem cerca de 15 a 20m e seu poço com profundidade de 1,50 se torna o local perfeito para um pequeno lanchinho e um belo banho com direito a massagem natural em baixo da queda.