AMETISTA DO SUL

O Que Fazer?

Onde Comer?

Onde Ficar?

Parceiros na Cidade

Ametista do Sul está localizada no norte do Estado a cerca de 450 km de Porto Alegre e a 90km de Chapecó em Santa Catarina. Criado em 1992 o município é o maior produtor de pedra ametista do Mundo, tendo em seu subsolo diversas minas de extração das pedras que deram origem ao nome da cidade. Muitos destes tuneis estão desativados, ou seja sem ser feita mais a extração de pedras do local, isso acontece quando um garimpo encontra com outro ou quando as galerias não tem mais para onde ir, pois precisam respeitar as normas e leis que garantem que o garimpo seja seguro e não desabe.

Outros garimpos ainda continuam em atividade e é possível ver isso praticamente de qualquer parte da cidade, pois as pedras de basalto que são retiradas de dentro dos tuneis são vistas a distancia. Hoje em dia o turista pode conhecer um garimpo em atividade de perto, podendo andar dentro dele, participar de uma detonação com pólvora, aprender sobre o processo de explosão e ver como é a vida dos garimpeiros hoje e imaginar como era antigamente, quando começou a extração.

O turismo é hoje uma das principais fontes de renda da cidade, com a exploração comercial de minas desativadas, foram construídos empreendimentos que trouxeram Ametista do Sul para o mapa turístico do Brasil, afinal pessoas de todas as regiões veem até a cidade para conhecer os restaurantes subterrâneos, piscina subterrânea, os garimpos em atividade, a pirâmide esotérica que traz a crença na energia das pedras e a questão exotérica a tona na cidade, a igreja e sua torre panorâmica que fazem parte do turismo religioso, o turismo rural e o turismo de compras fazem de Ametista do Sul o destino ideal das suas próximas férias.

Um comentário em “AMETISTA DO SUL

  • 17 de março de 2024 em 09:34
    Permalink

    Onde faço inscrição para receber notícias, evento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.