O QUE FAZER EM AMETISTA DO SUL

Ametista Buggy Tur

O Ametista Buggy Tur é muito mais que um simples passeio de buggy, é uma apresentação da cidade, de seus principais pontos turísticos e uma aula super bem explicativa sobre a formação das pedras ametistas na região, dando origem a cidade de Ametista do Sul. A parte exotérica também tem presença no passeio, com informações e curiosidades sobre as pedras.

Tudo começa na cidade, onde você é levado de buggy aos principais atrativos turísticos do município, com dicas de restaurantes e hotéis pela cidade. Depois você vai para a região dos garimpos em atividade e claro um ja desativado por onde você passara por dentro de buggy.

Em meio aos tuneis os turistas são convidados a descer dos carros e se sentar para as explicações sobre a formação e o inicio de tudo ali na região. Depois você vai seguir por uma trilha a pé por dentro da mina, sentindo a vibração e a energia dos elementos da natureza, terminando com uma incrível vivência de meditação e contato com seu eu interior.

Nossa indicação para quem vem a Ametista do Sul é fazer o passeio de buggy como seu primeiro passeio na cidade, assim conseguirá entender melhor tudo que verá nos outros atrativos do município.

Ametista Parque Museu

O Ametista Parque Museu é um complexo inaugurado em 2001 e foi o pioneiro dentro do município a abrir as portas aos turistas, para que mais pessoas pudessem conhecer as minas e pedras extraídas em Ametista do Sul. Hoje as minas do local estão todas desativadas, visando manter a estrutura do local, mesmo que em seus tuneis ainda possam ser vistas geodos de Ametistas.

Pelos tuneis onde eram extraídas as pedras é feito o passeio de Jerico, um carro com carroceria onde os turistas são levados para conhecer a mina desativada, tendo a explicação sobre como eram feitas as extrações e também como é andar pelo local sem nenhuma iluminação, exatamente como os garimpeiros trabalhavam no inicio de tudo. Outra opção para você conhecer a mina é o passeio Off Road, onde a borde de um quadriculo você pilota pelos tuneis e pode explorar a região de onde eram retiradas as pedras.

O museu conta com mais de 2 mil exemplares de pedras de todo o mundo, com destaque é claro para as pedras de ametista e citrino. No museu também podemos ver de perto um meteorito que caiu aqui no RS e outro que veio da Argentina, um pedaço de casca de ovo de dinossauro e o mais valioso geodo de Ametista encontrado na região, com mais de 2500kg e que é considerada a cereja do bolo no museu.

Dentro do complexo ainda podemos encontrar a Vinícola Coperametista com seus sucos, vinhos e espumantes, loja de queijos, loja de chocolates, uma cervejaria, lojas de pedras e joias, a loja Panorâmico Gaúcho que vendo cuias, bombas e acessórios para chimarrão. Ainda é possível descer uma tirolesa com cerca de 150 metros e tomar um bom caldo de cana.

Outro grande destaque do local é o Restaurante Garimpo, um restaurante subterrâneo, localizado em uma grande galeria em baixo da terra. O local conta com Buffet livre e um cardápio super bem planejado com um sabor mais que especial. Aos finais de semana costuma encher o restaurante, então o ideal é fazer uma reserva para garantir sua mesa. Outra opção é a Lancheria que fica ao lado da tirolesa e traz opções de lanches para quem vai passar a tarde no local.

City Tur Panorâmico

O Ametista City Tur Panorâmico é um passeio de ônibus panorâmico e iluminado com luzes de led para um passeio noturno. O ônibus conta com capacidade de até 63 pessoas, juntando a parte de cima aberta e a parte de baixo.

O passeio conta com musicas, explicações da história do município e da formação das pedras de ametista e até a venda de chopp, ja que o ônibus conta com uma chopeira na parte de baixo. Durante o trajeto o turista vai conhecendo alguns dos principais atrativos turísticos da cidade, além de se divertir e cantar junto com os guias.

O passeio é realizado com agendamento prévio e esta disponível todos os dias da semana, basta agendar o dia e horário que melhor se encaixe em sua agenda e desfrutar deste belo passeio por Ametista do Sul.

Complexo Belvedere Mina

O Complexo Belvedere Mina começou como uma ideia maluca de alguém que via algo diferente naquelas minas desativadas e que enxergou no turismo a grande chance de fazer com que Ametista do Sul se colocasse de vez na rota turística dos brasileiros. Assim foi ganhando vida o projeto que hoje é visto e apreciado por todos que visitam a cidade, infelizmente os elaboradores do projeto faleceram na pandemia mas deixaram um grande legado para a cidade.

O complexo conta com o primeiro restaurante subterrâneo do Brasil assim como também a primeira churrascaria subterrânea, loja de joias e pedras, vinícola, loja de chocolates, adega, cafeteria e bar, tirolesa, boliche, sorveteria, pedras gigantes em exposição, hotel e pousada com belíssimas cabanas. Quem vem ao complexo pode conferir de perto como é feita a detonação das rochas com pólvora nas minas e participar de uma detonação real.

Como se tudo isso ja não bastasse para atrair a atenção e a curiosidade dos turistas, ainda temos as piscinas que fazem parte do resort, estas a céu aberto e as famosas piscinas subterrâneas que são aquecidas e que atraem grande atenção dos visitantes e hóspedes do hotel e das cabanas que podem usufruir das piscinas. Quem não esta hospedado também pode pagando uma taxa por hora você poderá se deliciar nas aguas subterrâneas de Ametista do Sul.

Coperametista

A Coperametista esta localizada dentro do complexo do Ametista Parque Museu, nas minas subterrâneas que fazem parte do complexo. A cooperativa foi pioneira no projeto de envelhecimento de vinhos em minas desativadas, possuindo ainda para venda garrafas do primeiro lote de vinhos envelhecidos neste sistema.

O ambiente é aconchegante e conta com mesas e bancos de pedras, amostras de pedras ametistas, até mesmo dentro de geodos fechados, onde o visitante pode ver através de um pequeno furo como é o interior do geodo onde se encontram as pedras ametistas. O ambiente escuro, umidade moderada e a temperatura ideal são fatores que, juntamente com toda a mística das pedras preciosas e a energia do local, definem o sabor único dos vinhos produzidos aqui em Ametista do Sul

Apreciar um bom vinho em uma mina preservada é um momento único e aqui na Coperametista o visitante pode degustar e levar pra casa vinhos de mesa, vinhos finos, espumantes e sucos que fazem parte dos rótulos produzidos e engarrafados pela cooperativa.

Criatório Ágata Azul

Inaugurado em 2023, o Criatório Ágata Azul chega para trazer uma opção diferente ao turista que vem a Ametista do Sul. O local é uma criação conjunta de pai e filho, ambos apaixonados por aves e que resolveram fazer de seu hobby uma oportunidade para mais pessoas conhecerem algumas espécies de aves que fazem parte de sua acervo no criatório.

Por aqui o visitante tem contato com diversas aves e pode conhecer sua origem bem como fotografar e se divertir enquanto aprende sobre os processos de criação das aves. Podemos destacar entre as aves o pavão, o faisão, patos, gansos, marrecos, calopsitas, galinhas e galos de diversos tipos, além de um casal de emus, uma espécie de ema oriunda da Austrália e que é super receptiva com os turistas.

O local é super agradável e tranquilo, ideal para quem gosta de sossego e de passar momentos em família, um córrego passa nos fundos da propriedade e o barulho da agua se confunde com o cantar dos pássaros trazendo leveza e paz aos visitantes. Se desejar ainda pode fazer um lanche e tomar alguma bebida na pequena cantina que tem no local ou fazer um churrasco em meio as arvores na área destinada aos visitantes.

Galeria Capra

A Galeria Capra é um convite a percorrer seus sentidos em uma incrível experiência multissensorial através de diversos espaços penados e projetados para que seus visitantes levem consigo a experiência pra suas casas. Tudo começa na loja, onde o visitante pode explorar diversas pedras e joias feitas de ametistas e outras pedras da região. Caso tenha interesse em levar alguma peça para casa, fique a vontade as peças estão para venda mesmo.

Seguindo o passeio você será conduzido a sala de pedras gigantes, guardadas com corinho pelo proprietário e idealizador do projeto, neste espaço você terá informações a respeito da origem, formação, extração e lapidação das pedras. Isso tudo ficará mais claro na próxima parte do passeio, com o vídeo em realidade virtual que mostra com detalhes cada etapa do processo.

Após o vídeo você segue para a sala de energização, onde passara por um momento de troca de energias com as pedras, captando boas e deixando as mas energias no solo. Após a energização seguimos para um acervo final de pedras menores mas com uma beleza enorme, encontramos até uma madeira petrificada que ninguém diz que era madeira. Para finalizar tem a degustação de pedras que fecha com chave de ouro este nosso passeio pela Galeria Capra.

Garimpo em Atividade

Aqui no Garimpo em atividade o visitante terá a experiência de andar e ver como funciona um garimpo de extração de ametistas. O local conta com iluminação e o tour te traz toda explicação da formação das pedras até a sua extração, tendo a interação como ponto principal do passeio, podendo o visitante fazer perguntas e participar do processo. É feita assim a demonstração de como são perfuradas as rochas, colocada a pólvora e o pó de rocha e também de como é feita a detonação.

O local conta também com o primeiro passeio subterrâneo para motocicletas no mundo, tendo os motociclistas a oportunidade de andarem com suas motos nos tuneis de onde eram tiradas as ametistas. O local foi todo preparado para receber as motos e lhe garante uma emoção única ao pilotar em baixo de 50 metros de terra. Esse passeio pode ser feito em separado ao primeiro ou em conjunto, tendo o turista a opção de escolher qual melhor pacote para sua necessidade.

Ao final da apresentação e do passeio de moto os visitantes podem visitar a lojinha que traz pedras retiradas do próprio grimpo, assim como joias e outros suvenires. O espaço conta também com um quiosque com churrasqueira que fica disponível aos visitantes que quiserem utilizar o espaço para um pique nique ou fazer aquele churrasco para o almoço neh. Bora vir conhecer o garimpo em Atividade em Ametista do Sul.

Geoparque Subterrâneo

O Geoparque Subterrâneo é mais uma opção de lazer em Ametista do Sul com galerias em baixo da terra, trazendo como grande diferencial ser o único com atividades ligadas a aventura, pois conta com a bike aérea, uma travessia por cabos de aço de mais de 150 metros a uma altura de cerca de 20 metros com uma bela vista do vale e também o balanço do infinito que tem vista para o vale.

Dentro das galerias o visitante vai encontrar o Museu de Mineralogia, onde o visitante passa por uma verdadeira aula sobre as pedras e sua formação, aprendendo sobre suas propriedades e variedades, podendo até tocar e observar os diferentes tipos de pedras e texturas, além de observar com uma lente especial os pequenos detalhes de cada pedra.

O local conta com uma loja de pedras e joias e uma loja de drinks. Ainda é possível realizar um passeio de carretão, aprendendo um pouco sobre as minas em atividade, além de ver de perto como são feitas as explosões de minas na extração das ametistas, com uma detonação rela dentro de uma das minas.

Igreja São Gabriel

A Paróquia da Igreja São Gabriel em Ametista do Sul é sem duvida única no mundo, tendo em suas paredes mais de 20 toneladas de pedra ametista, com vários detalhes em pedra e até a pia batismal sendo de pedra ametista. Os turistas ficam encantados com a beleza da igreja e com suas pinturas no teto que são magnificas.

Ao lado igreja fui construída uma torre com 70 metros de altura que conta com um belíssimo elevador panorâmico que levara o turista até o mirante de onde podemos observar toda a cidade de Ametista do Sul. Com toda certeza vai ser um dos pontos mais visitados na cidade nos próximos anos por quem vem até o município.

LP Minerais

A LP Minerais do Brasil é a maior loja de Pedras do Rio Grande do Sul e uma das maiores da América Latina no seguimento. A loja conta com pedras de todos os tamanhos e modelos, com destaque claro para as ametistas que são extraídas no próprio município, são capelas de todos os tamanhos, geodos em diversos formatos, como cadeiras, mesas, poltronas e uma diversidade de opções.

A loja também vende pedras de diversos países mundo a fora, como por exemplo exemplares da China, Peru, África do Sul e EUA. As pedras brasileiras também estão presentes em abundancia na loja, tendo pedras oriundas de todas as regiões do país.

As joias e os artesanatos também marcam presença na LP, com diversos tipos de joias, como anéis, pulseiras, brincos e colares, além dos artesanatos que vão desde arvores de pedras, pássaros, utensílios de cozinha, cuias, e uma grande infinidade de artigos em pedras das mais variadas formas e tipos que o visitante pode adquirir na loja física e também pela internet na loja online onde você pode ver qualquer pedra através de fotos e vídeos dos modelos disponíveis.

Museu do Bambu

O Museu do Bambu é muito mais que apenas um museu, é um local de aprendizado, onde o visitante vai aprender curiosidades sobre o bambu e ver como este material pode ser empregado em nosso dia a dia através de vários materiais feitos com o bambu. Você irá aprender que o bambu é considerado o aço vegetal devido ao seu grande potencial e dureza ele já substitui o ferro em construções, devido a sílica o bambu não absorve umidade e assim tem maior durabilidade que o ferro que com o tempo enferruja devido a umidade.

Dentre os diversos objetos feitos com bambu em exposição no museu, a bicicleta foi que chamou mais atenção, até pelo tipo de taquara usada, bem diferente das que costumamos encontrar por ai. Alias são mais de 1800 tipos diferentes de bambu no mundo, uma vasta quantidade que ainda não é tão explorada aqui no Brasil como em países asiáticos.

Outra curiosidade é a degustação oferecida ao final do passeio, onde você poderá degustar o broto do bambu, chá de folhas de bambu e um biscoito e amendoim cricri com carvão vegetal. Também tem uma lojinha no local onde são vendidos produtos feitos de bambu, como utensílios de cozinha, caneta, canudinho, amplificadores de som, entre outros. Quem vem a Ametista do Sul está convidado a vir conhecer o Museu do Bambu e aprender um pouco sobre sua utilidade no nosso dia a dia.

Pirâmide Esotérica e Praça Municipal

A Pirâmide Esotérica é considerada o grande marco do esoterismo na região, alias o Turismo Esotérico é uma das grandes marcas de Ametista do Sul e a pirâmide foi construída justamente para ser um local de meditação e contato com as energias superiores. Essas energias veem das pedras de Ametista que estão depositadas nas paredes da pirâmide e também em seu centro, onde costuma-se fazer meditações com os visitantes.

Os quatro cantos da pirâmide representam a verdade, inteligência, silêncio e profundidade. Ja a parte superior da pirâmide concentra mais energia, enquanto que a sua base acumula um tipo de energia mais tranquila mais calma, sendo justamente o local ideal para a pratica de meditação e canalização de energias positivas e boas vibrações.

Sítio e Geleias São Valentin

O Sitio São Valentin é a única opção de turismo rural em Ametista do Sul, o local fica a 7 km do centro da cidade e recebe turistas a mais de cinco anos, oferecendo um café colonial ou pique nique na propriedade. Propriedade que é belíssima, contando com um lago e uma pinguela, plantação de diversas frutas com destaque para os morangos que são os queridinhos de todos por aqui.

Alias tudo começou com a plantação dos morangos que eram vendidos em feiras e mercados do município, com a sobra destes morangos e alguns que eram menores e não eram comercializados veio a ideia de fazer as geleias e assim iniciou o projeto com as geleias de morango, uva e laranja. Aos poucos o negocio cresceu e hoje as geleias ja estão presentes em vários estados do país.

Sua produção aumentos assim como seus sabores que ja chegam a cerca de 16, alguns com pimenta e até sem açúcar. Quem vem ao sitio pode degustar todos os sabores no café colonial, basta agendar antes o café e depois comprar estas delicias diretamente dos produtores, difícil é escolher qual sabor levar, são todos uma delicia.

Trenzinho das Pedras

O Trenzinho das Pedras leva o turista para o interior do município, em uma imersão através das histórias sobre a origem dos garimpos na região. O passeio passa por entradas de garimpos ja desativadas, garimpos ainda em atividade e chega até um belíssimo mirante onde você pode contemplar o vale, fazer compras em uma loja de pedras que fica no local e aproveitar o ar puro do interior.

O passeio segue com muita animação e diversão rumo ao centro da cidade, onde finaliza seu passeio em frente a Pirâmide Esotérica e a Igreja São Gabriel.