COMPASSOS DA MÉRICA MÉRICA

Famiglia Veadrigo

Típico local de descendência italiana, esta é a melhor forma de definir a Famiglia Veadrigo. Com sua própria vinícola, uvas cultivadas em parreirais próprios e utilizando técnicas passadas de geração para geração desde a chegada da família em terras brasileiras.

O Restaurante da família serve pratos típicos da cozinha italiana, como sopa de agnolini, tórtei, polenta e queijo frito, galeto, menarosto ( codorna, carne de coelho, carne de porco e frango) entre outras delicias a sua espera. Sua capacidade é de 70 pessoas, funciona apenas com agendamento de grupos com no mínimo 20 pagantes e os valores são em torno de 70 reais por pessoa, todas refeições são acompanhadas de vinhos de mesa.

Colônia Muraro

A Colônia Muraro é ideal para se curtir em família. Com um mega espaço para recreação e com atividades como antigas brincadeiras resgatadas, contato com animais onde o visitante pode alimentar patos, galinhas, entre outros animais, um barco com escorregadores fazem a alegria das crianças e adultos também que podem liberar sua criança interior e aproveitar para se divertir.

Outro atrativo é o passeio de carretão, um tipo de caminhão onde o visitante conhece toda a propriedade, passando por diversas plantações e podendo colher e degustar as frutas da estação diretamente dos pés. Ainda tem a famosa pisa da uva, onde se volta as origens da fabricação de vinhos, que eram feitos desta forma até surgirem as maquinas que fazem o trabalho hoje em dia.

Ainda tem as trilhas que fazem parte da propriedade: A trilha da bica, que te leva até uma vertente de agua que era utilizado pela família logo em sua chegada a região; A trilha da cascata, onde se chega a cascatinha onde havia um pequeno moinho para gerar a eletricidade na propriedade; E a trilha do Sanguanel ou Massarolim, um pequeno homenzinho vermelho que conforme a lenda dos imigrantes promovia estripulias como trançar as crinas dos cavalos, levantar os vestidos das moças, roubar os chapéus dos cavalheiros ou levar as crianças para a mata e as esconder, alimentando-as com uma mistura de leite, amora e mel e devolvendo-as sãs e salvas.

Casa do Cogumelo

A Casa do Cogumelo fica na propriedade de Joel Bolzan, lá você tem a oportunidade de conhecer o cultivo de 2 tipos de cogumelos, o shitake e o shimeji. Além de prova-los e conhecer mais sobre estes maravilhosos produtos.

Originário do nordeste asiático o shitake foi o primeiro cogumelo comestível cultivado pelo homem Atualmente na Ásia, principalmente na China e no Japão, o shitake faz parte da alimentação do dia a dia. Já no Brasil ele ocupa o segundo lugar no ranking dos cogumelos mais consumidos. Seus benefícios são grandes, como fonte de selênio, ferro, proteínas, fibras dietéticas e vitamina C, tem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol, impedir o aumento da pressão arterial, ajuda no reforço do sistema imunológico e reduz significativamente as tromboses.

Já o shimeji é um tipo de cogumelos que apresenta grandes benefícios e possui bons nutrientes para o organismo. Dentre seus benefícios, pode-se destacar a ação antimicrobiana, antioxidante e melhora na digestão, além de ajudar a controlar o diabetes, colesterol e melhorar a imunidade. Assim como o shitake é de origem asiática, muito difundido na China, é facilmente encontrado em pratos japoneses, no Brasil ainda não é muito popular.

Casa Gilioli

Com uma grande área verde em suas terras a Vinícola Gilioli recebe visitantes que queiram interação com a natureza, possibilitando ao turista um belo pique nique a sombra de arvores e de frente para um lago artificial, que está cheio de carpas para a alegria das crianças que podem alimentar os peixes ao som de pássaros e marrecas piadeiras que fazem ninho no meio do lago.

As videiras servem de cenário neste magnifico local e o varejo conta com um museu cheio de artefatos usados por seus antepassados na lida de campo e no cultivo dos parreirais. No varejo o visitante pode provar os vinhos, sucos e espumantes produzidos pela família além é claro de aprender muito sobre como era o processo de fabricação do vinho antigamente.

Adega Mascarello

A paixão pelo vinho vem de berço, desde a chegada da família no Brasil em 1884 a cultura do vinho esteve presente. Uma tradição que ganhou forma com Bôrtolo Mascarello, que hoje leva o nome dos vinhos finos da vinícola.

Os vinhos, sucos e espumantes são de fabricação limitada, elaborados com carinho e dedicação com uvas produzidas pela família. Sua loja de varejo é aberta ao publico e sua localização é de fácil acesso. A Adega Mascarello é considerada uma pequena vinícola com grandes vinhos!