O QUE FAZER EM CANELA

Alambique e Parque Ecológico Flor do Vale

Um misto de aventura e conhecimento, assim denominamos nosso passeio no Parque Ecológico e Alambique Flor do Vale. Tudo começa com a fabricação da cachaça, tradicional bebida brasileira produzida no alambique, ali você encontra desde a parte de armazenamento, fermentação, decantação, destilação até a etapa de envelhecimento em barris de carvalho francês.

Seguimos e encontramos um belo jardim, com uma pequena ponte sobre um riacho que passa na propriedade, a beleza do lugar faz com que você queira passar o dia todo por lá, desfrutando da bela paisagem, ar puro e claro tomando um bom chimarrão como todo bom gaúcho, ou então aquela cachacinha para quem gosta e pode, eu como estava dirigindo fiquei só na vontade mesmo.

Seguindo entramos na trilha que te leva ao mirante da cachoeira Ronco do Bugio onde tivemos uma boa visão daquilo que encontraríamos na frente, para descer até o pé da cachoeira e claro ter que subir tudo na volta. Seguindo encontramos a cachoeira do sossego e logo depois mais uma grande descida até a mais bela de todas cachoeiras, a Mata o Véio tem uma acesso íngreme mas com escadas e corrimão que facilita seu acesso. Uma trilha de nível médio, mas como não é muito longa pode ser percorrida tranquilamente, fizemos com um bebe de 2 anos praticamente toda trilha no colo.

Ao final é retornar ao ponto de partida e degustar das cachaças e licores que são produzidos no alambique, uma ótima aventura para passar a tarde e que logo será o dia, pois vem ai um belo restaurante na propriedade, previsto para inaugurar em abril de 2021.

Alpen Park

O Alpen Park traz até você muita aventura e adrenalina através de suas incríveis atrações que deixa adultos e crianças em êxtase. Com um espaço kids a criançada pode se divertir a vontade e com toda segurança. Ja atrações como o Alpen Turbo Drop fazem os adultos voltar a serem crianças e traz a adrenalina a tona.

Ao todo são 12 atrações para você conhecer e se divertir com brinquedos incríveis e que fazem do Alpen Park um dos maiores e melhores parques de aventura da Serra Gaucha.

Big Land

Localizada na Estação Campos de Canella, a Big Land traz uma aventura em um mundo que você nunca viu igual. Com atrações interativas em dimensões gigantes, proporciona uma experiência inédita de imersão em um universo cheio de fantasia e diversão.

Descubra um parque temático com atrações para todas as idades, onde é possível resgatar sensações de nostalgia com objetos que marcaram a infância das gerações passadas. A Big Land é um convite para reviver o passado e celebrar o presente através de momentos memoráveis em família.

Tivemos no local e adoramos, nos divertimos muito e o mais legal que foi em família, atrações pensadas para todas as idades, desde meu filho que tem 2 anos até eu com 34 aproveitamos as atrações e saímos de lá encantados. Meu filho brincou com o pega peixe gigante e na saída levamos um em miniatura para casa “passou a semana agarrado e brincando com ele” isto já tornou a visita satisfatória.

Castelinho Caracol

As margens do arroio caracol, no ano de 1913 Pedro Franzen da inicio a construção de uma das primeiras residências de Canela, o Castelinho Caracol, que foi transformado em museu em 1985. Toda construída em madeira de araucária , com sistema de encaixes, sem a utilização de um prego sequer, com 18 ambientes que ainda abrigam as relíquias da família alemã e retratam a vida da época.

O parque conta com um belo lago que te convida a sentar e relaxar ouvindo o barulho da agua que corre no arroio e o belo canto dos pássaros que voam tranquilamente nas araucárias aos redor. Podemos conhecer um engenho movido a agua, que fazia com que um moedor de grãos antigo funcionasse, o que facilitava muito a vida da família.

Quem visita o Castelinho precisa provar a Apfelstrudel (Torta de Maçã) uma receita alemã que passa de geração a geração e que ainda é preparada no fogão a lenha original da Alemanha, você ainda pode escolher entre sorvete de creme ou nata como acompanhamento. Uma xicara de chá completa com perfeição esta maravilha refeição.

Catedral de Pedra

A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, na verdade não é uma Catedral. A Igreja Nossa Senhora de Lourdes, localizada no município de Canela, é uma paróquia que pertence à Área Serra da Diocese de Novo Hamburgo. A Catedral de uma Diocese é onde se encontra a Cátedra do Bispo local, que no caso da Diocese de Novo Hamburgo, é a Catedral São Luiz Gonzaga, na cidade de Novo Hamburgo – RS.

Seu estilo característico é o gótico inglês. A igreja possui uma torre com 65 metros de altura, e um carrilhão de 12 sinos de bronze, fabricados pela fundição Giácomo Crespi, na Itália. Em seu interior destacam-se três painéis retratando a “Aparição de Nossa Senhora”, a “Alegoria dos Anjos” e a “Anunciação”. Seus vitrais representam a Ladainha de Nossa Senhora. O altar, cujo tema é a Santa Ceia, é uma obra de arte esculpida em madeira por Júlio Tixe, escultor uruguaio.

Sua imponência é vista de longe, toda pessoa que vai a Canela passa pela igreja que fica bem no centro da cidade. À noite luzes colorem a Catedral e ganham o céu em um show único de som e luz. A entrada é gratuita. Para subir na torre, há ingresso.

Ecoparque Sperry

Um parque ecológico para quem gosta de aventura e uma ótima opção para amantes de trilhas e cachoeiras. A proposta aqui é caminhar no meio da mata, conhecer a fauna e a flora e apreciar as quedas d’água. Criado em 2009 com o intuito de proporcionar o turismo ecológico o local conta com algumas trilhas de 2 km onde você leva 2 horas para realizar a trilha com calma enquanto desfruta da exuberância da natureza ao redor.

São 4 cachoeiras durante o trajeto da trilha: Cachoeira do Trombão; Cachoeira escondida; Cachoeira do poço e Cachoeira da Usina. Você pode desfrutar de suas belezas ao realizar a trilha em meio a natureza. Importante ir com roupas esportivas para realizar a caminhada, já que o local conta com pequenos obstáculos pelo caminho.

O local conta com o Restaurante Bêrga Mótta, com comida típica e uma gastronomia incrível, produtos fresquinhos, trazendo ate você um buffet maravilhoso.

Floresta Nacional de Canela

A Floresta Nacional  de Canela foi criada inicialmente como “Estação Florestal Eurico Gaspar Dutra”, pelo extinto Instituto Nacional do Pinho, com a primeira aquisição de terras ocorrida em 06/11/1946, totalizando 405,0 hectares. A implantação dessa área estava ligada à criação de outras áreas semelhantes na região de ocorrência original da araucária, principal recurso madeireiro de exportação naquela época, cuja exploração desordenada resultava em crises e sinais de esgotamento do modelo.

A Flona de Canela recebe visitantes avulsos ou grupos agendados. Entre estes, alunos de escolas da região ou da grande Porto Alegre, alunos de graduação e pós-graduação de universidades do Estado, pesquisadores e visitantes. O Centro de Visitantes possui um rico acervo, com diorama, atividades interativas e, como grande atração, uma araucária esquemática que permite a visitação dentro de seu tronco e ambiente radicular.
Existe, atualmente, uma trilha ecológica disponibilizada aos visitantes com a identificação de mais de 60 espécies arbóreas, sendo que há um projeto para estruturação e interpretação ambiental de mais 3 opções de trilha. Por ora, o acesso a qualquer uma delas ainda é feito com acompanhamento de um guia da Flona e agendamento prévio. As trilhas dão acesso às áreas com vegetação nativa, reflorestamentos e cursos d’água, dentre outros ambientes.

Mundo a Vapor

Pensado e criado pelos irmãos Omar, Benito e Hermes Urbani, que cresceram vendo seu pai Ernesto Urbani consertar locomóveis dentro de sua oficina, tendo assim se apaixonado pela criação de maquinas em miniaturas. Em 1991 inauguraram o Mundo a Vapor. De lá para cá o negocio se expandiu e hoje já são mais de 13 atrações para seu visitante conhecer e aprender enquanto se diverte nesta incrível viagem pelo mundo do vapor.

O local apresenta miniaturas de Olaria, Fabrica de Papel, Fabrica de Erva Mate, Usinas, a fabulosa maquete férrea de mais de 7m que traz o caminho realizado pelos trens entre Porto Alegre e Canela e que foi tirado de circulação em 1963, entre outras atrações. Tudo pensado e criado com o maior amor ao que se faz, querendo levar até você toda sua paixão pelo ferro, vapor e tudo aquilo que o circunda.

Curiosidade: A fachada do Mundo a Vapor reproduz, através de uma réplica, a cena famosa do acidente ferroviário registrado em Paris, na França, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada entrou na estação de Montparnasse sem freios, atravessando a parede e caindo de uma altura de 12 metros, permanecendo pendurada por um de seus 12 vagões.

Mundo Gelado Capitão Jack

O mundo gelado em Canela te leva a uma aventura no gelo, onde você vai encontrar o mamute e o esquilo da era do gelo ou então uma aventura frozen onde encontramos o Olaf, um boneco feito de gelo que adora abraços quentinhos e a Elsa a princesa do gelo.

Podemos deitar em uma cama feita de gelo, só não aguentamos muito tempo de repouso, passamos pelo Torre Eiffel, Cristo Redentor e um iglu que deu até vontade de ir para o Polo Norte.

O Ice Bar de Canela possui mais de 30 toneladas de gelo distribuídas entre, cadeiras, poltronas, balcões, sofás, algumas paredes, onde até os copos são feitos de gelo. Além da experiência única no Ice bar, você pode posar para uma foto temática com um cenário incrível simulando o interior de uma Caverna Polar, e ainda fazer uma visitação a mais de 500 peças originais do século passado com réplicas em miniaturas de navios, aviões, blindados da 2ª Guerra Mundial.

Pegue sua jaqueta e venha conhecer o Capitão Jack e sua família em Canela e desfrute de bons momentos a -20°C e leve a experiência de estar literalmente vivendo no gelo para sua vida.

Museu do Automóvel

Uma verdadeira raridade está guardada e exposta no Museu do Automóvel de Canela, carros que marcaram épocas e gerações ao alcance se seus olhos, magnificamente restaurados e a menos de 1 metro de você.

Destaques como o Cadillac 1953 que foi o carro que mais gostamos da exposição, Rolls Royce 1979, Thunderbird 1955, Ford Model “A” 1929, construído e chamado de carro para levar a sogra, devido ao seu banco traseiro separado dos demais, Marmon 1930 o carro mais raro do museu, Ford Model “T” 1924, que foi o primeiro carro a ser construído em série.

Temos também o Corvette 1970 ou a Ferrari 308 1974, segundo a linha de volta para o futuro encontramos um Hofstetter 1987, ainda podemos destacar o VW SP2 de 1974, Karmann- Ghia 1964, o Gurgel e o Buick 1948 em um modelo azul lindíssimo.

Passando por Canela, venha até o Museu do Automóvel e se surpreenda com carros fantásticos que estão aqui, e tenha todas informações através de tablets espalhados pelo salão que contam tudo sobre cada um dos modelos em exibição.

Museu dos Beatles

O 1º e único Museu dos Beatles do Brasil e um dos 3 do mundo, te convida a viajar pelo universo dos 4 garotos de Liverpool, através de um tour organizado cronologicamente pela vida e obra dos integrantes da maior e mais fantástica banda de todos os tempos.

Você percorre desde a infância de cada integrante, passando pela criação da banda até o sucesso e estouro de cada disco. São inúmeros suvenires expostos para contemplação, com sonografia dos Beatles e imagens contando suas respectivas histórias, já que cada um tinha suas particularidades.

Museu Egípcio

Um pedaço do antigo Egito no Brasil, assim podemos descrever a obra do artista plástico Egípcio Essam Elbattal, que tem o maior acervo de obras egípcias da América Latina. Podemos destacar entre as belas obras, a pirâmide com mais de 8m de altura com câmara mortuária no seu interior, ambientada segundo os antigos túmulos egípcios, com as paredes e teto decorados com imagens e hieróglifos, múmias, sarcófagos, esculturas de deuses, faraós, coleção do faraó Tutankhamon e muito mais.

Nossa visita foi auto guiada, mas o local dispõe de visitas guiadas que conta a história do antigo Egito através das imagens, estatuas, placas de identificação dos objetos e claro da imaginação de quem está curtindo este passeio. Fizemos uma viagem no tempo até a antiguidade e podemos ver na pratica como era a vida deste povo que até hoje mantem suas origens e segredos.

Parque e Cascata do Caracol

O Parque Estadual do Caracol é uma unidade de conservação da natureza, e um dos pontos turísticos mais visitados do Estado do Rio Grande do Sul. Com matas fechadas em suas proximidades, é formada pelo arroio de mesmo nome, que despenca em queda livre de 131 metros por rochas basálticas da Formação Serra Geral, formando a Cascata do Caracol. Um conjunto paisagístico de rara beleza.

Além da magnifica cascata o parque oferece varias atividades e outras belezas para serem desbravadas, com um total de 100 hectares o parque tem apenas 25 desses hectares abertos para visitação, o restante se mantem intocado e preservado. É normal o visitante se deparar com alguns animais que adentram a área de visitantes do parque. como graxains, cotias, veados, quatis e alguns roedores.

O parque conta com o elevador panorâmico, que te leva a uma plataforma envidraçada com algo em torno de 27 metros de altura que te da uma visão de 360° ao seu redor, binóculos são oferecidos para quem sobe até a plataforma para uma melhor visualização do local e claro da cascata. Porem pra esta atração cobra-se um preço além do valor de entrada no parque.

Outra opção é a escada da perna bamba, tem esse nome porque deviso aos seus 730 degraus, quem se arrisca a descer para ter uma visão privilegiada da cascata ao regressar chega sempre com as pernas bambas após o esforço extremo para subir.

Parque do Lago

Construída como atrativo tanto para a população local como também para os turistas que visitam a cidade, o parque é uma grande praça de lazer e esportes projetada ao redor de um lago, com pista de skate, playground, pista para corrida, pista para passeio de bicicleta e banheiros públicos.

Sua localização privilegiada, próxima a catedral de Pedra, torna o local de fácil visitação para o turista que está pela cidade

Parque Terra Mágica Florybal

No parque Terra Magica Florybal você encontra diversão para toda a família, adultos e crianças aproveitam ao máximo as 32 atrações que o parque oferece, além das suas 5 apresentações artísticas.

São muitas atrações que compõem o Parque Terra Mágica Florybal, todas idealizadas e produzidas por artistas da região. Os bonecos e personagens fantásticos do parque são criados artesanalmente em um pavilhão da Florybal. Ao entrar no parque, o visitante é recebido pelo “Gigante Semeador”, monumento que carrega o Mundo Florybal no ombro no intuito de protegê-lo, evidenciá-lo e oferecê-lo aos que entrarem nesse universo de magia. Com sua mão esquerda, ele está jogando à terra a semente do bem, semente do cacau, matéria-prima do chocolate, que simboliza que cada um colha sempre muita alegria, paz e diversão. As trilhas conduzem o passeio monitorado por fascinantes caminhos por histórias do mundo, como o Território dos Dinossauros, espaço dos primatas, aldeia dos índios, lago das deusas, floresta mágica, Santuário, entre outros. A aventura e adrenalina é garantida com Tobogãs, passeio com o  Dino Móvel, o Voo do Pterodáctilo e ainda o Cinema 7D, com filmes para viver emoções e sensações em sete dimensões.


O Parque ainda possui dois espaços para o visitante fazer um lanche ou almoçar durante o passeio. No território dos dinossauros, o Dino Lanches tem lanches deliciosos para você saborear com uma decoração toda em pedra. Já o Castelo Medieval Temático chama a atenção pelos detalhes e características arquitetônicas. O local dispõe de praça de alimentação e um restaurante completo com pratos destaques da Serra Gaúcha, além de playground com brinquedos eletrônicos, loja com artigos produzidos na região e souvenirs do Parque.


Inaugurado em 2011, o Parque Terra Mágica Florybal levou 3 anos e meio para ser construído. A ideia do parque temático foi de Valdir Cardoso, fundador da Florybal Chocolates. Ao procurar por um terreno para abrigar uma nova loja temática, ele se encantou com o som das cachoeiras e o aroma agradável da mata. A partir de então, trabalhou incansavelmente para transformar o sonho do parque temático em realidade.

Praça João Correa

Uma praça bem no centro de Canela, ponto de encontro de moradores e turistas, rodeada por vasto comercio, Estação de Trem remodelada, possui um “Multipalco”, coberto para shows e concertos de todos os tipos, possui um teatro para Festival de Bonecos, há banheiros públicos com limpeza impecável. Bem florida, com playground infantil, bancos e lugares para descanso. Aos domingos existe uma feira de artesanato. Seu nome homenageia o grande impulsionador do Município, coronel João Corrêa Ferreira da Silva. Localizada no coração da cidade, o que acontece ali se irradia por todos os lados.

Teleférico

O passeio no bodinho ou teleférico do Parque da Serra tem início na estação central, próxima ao estacionamento. No local há uma lanchonete com café, algumas lojinhas e um mirante de onde já é possível ver a Cascata do Caracol. Os bondinhos sobem sempre de três em três e cada cabine comporta até seis pessoas. Primeiro ele sobe até a Estação Animal e ao longo do trajeto é possível curtir todo o visual do vale, sempre com vista para a cascata.

A estação animal tem uma trilha ecológica com 210 metros de extensão, onde as árvores nativas são identificadas com plaquinhas e também há painéis informativos que falam sobre a fauna e a flora da região.

Outra atração desta Estação Animal é o espaço “Esculturas que falam”, onde os visitantes interagem com pequenas esculturas de madeira, fazendo com que elas reproduzam o som de determinados animais ao deslizar pequenos bastões de madeira sobre a superfície da escultura, como se fosse um instrumento musical.

E em julho de 2018 o parque inaugurou outra atração, inédita na América Latina: o Eagle. Ideal para quem gosta de aventura e contato com a natureza, o equipamento de tecnologia norte-americana, consiste em um tipo de tirolesa, com uma cadeira para até duas pessoas, simulando o voo de uma águia, a cadeira irá se deslocar a 180 metros de distância presa por cabos de aço a uma altura de 21 metros, mas com um desnível de 45 metros em relação ao local de saída, onde se poderá observar a Cascata do Caracol e a vista do vale por um ângulo diferente.