O QUE FAZER EM CAXIAS DO SUL

Alfredo Jaconi – Juventude

Inaugurado em 23 de março de 1975, durante as comemorações do centenário da Colonização Italiana no Rio Grande do Sul, o Estadio Alfredo Jaconi é a casa do Esporte Clube Juventude, tradicional equipe gaucha que já conquistou inclusive um titulo da Copa do Brasil em sua história. Sua capacidade atualmente é de quase 20 mil pessoas, mas seu maior público registrado foi de 27740 pessoas, em partida contra o Grêmio valida pelas quartas de finais do Campeonato Brasileiro de 2002.

Cachoeira da Mulada

Um pedaço do paraíso está muito próximo de Caxias do Sul e São Marcos, mais precisamente na Vila de São Jorge da Mulada, Distrito de Criúva, interior de Caxias. É a Reserva Bertussi Cachoeira da Mulada, uma propriedade particular da Família Bertussi, um local que une aventura e conscientização ambiental. Voltado para os aventureiros que respeitam a natureza e desejam conectar-se com a energia vibrante que orbita este lugar.

Trilhas, bosques, cachoeira e uma paisagem de tirar o fôlego é o que você vai encontrar nesse cantinho da Mulada. Fica aberto ao público aos sábados, domingos e feriados. Durante a semana o atendimento é realizado para grupos pré agendados.

Ao chegar, o turista é impactado pelo universo paralelo em que a natureza é a estrela principal. “O objetivo é permitir a vivência com a natureza para que a consciência desperte para a necessidade de preservar” explica Samantha Bertussi, proprietária da reserva e gestora hoteleira. A circulação pelas trilhas ecológicas é livre e autoguiada. A partir da bilheteria a sugestão é seguir a pé pela Trilha do Sabão até o Bosque do Rio, e assim até a Cachoeira. Um dos pontos que chama atenção são os resquícios da usina hidrelétrica criada pelo antigo proprietário Fioravante Bertussi na década de 30. No trajeto é possível ver a rica biodiversidade da região e passar por cenários incríveis, com destaque para a Cachoeira que passa de 70 metros de altura.

Aventura
Já pensou em se aventurar em um acampamento selvagem na natureza? Nessa aventura vale lembrar que recursos como luz e infra-estrutura de camping não fazem parte dessa jornada. Faça seu chek-list e esteja atento nas datas disponíveis, pois as vagas são limitadas.

Dicas
A Cachoeira da Mulada fica em meio a mata. Leve protetor solar, repelente e use calçado com tração para uma aventura segura.
No local há um bosque para picnic e churrasqueiras.
Só recolha seu lixo e não alimente os animais que encontrar pelo caminho.

Cascata dos Molin

A Cascata dos Molin, tem localização facilitada no GPS, fica no distrito de Vila Seca e é fácil chegar até o local, depois de estacionar você segue por uma trilha que te leva até a gruta, nela tem espaço suficiente para acampar, existe até uma lareira feita de pedra que foi construída no local, Outra fato interessante é que a gruta te leva por de traz do véu de água da cachoeira, o que te faz ter uma visão privilegiada do local.

Seguindo pela trilha você chega a base da cachoeira, um local calmo e belo ao mesmo tempo, que te remete a uma sensação de paz. Porém como o lugar não é privado não existem lixeiras e nem infraestrutura no local, recomendamos que você leve tudo que precise e uma sacola para recolher seu lixo.

Castelo Lacave

A construção do Château Lacave começou em 1968 e foi terminada em 1978. O Château é obra de um espanhol que queria construir um castelo do século VI nos limites da cidade de Caxias do Sul. Ele é construído em pedra de basalto, nativa da região. As pedras foram cortadas e ajustadas sem o uso de qualquer tipo de cimento na construção. O proprietário original morreu em 1987, e o castelo mudou de proprietário ao longo dos anos. Atualmente, o local pertence à família Basso.

Inicialmente construído para abrigar uma vinícola, o castelo hoje é aberto a visitação turística e sua visita é guiada mostrando toda sua estrutura, e claro a fabricação de seu vinho. Uma típica taberna, tendo como palco o cenário de um verdadeiro Castelo medieval, o Château Lacave ostenta sua magia em eventos, festas e confraternizações de diferentes formatos. Ele ainda conta com um restaurante que oferece ao seu visitante a comida tipica da região serrana.

Centenário – SER Caxias

A construção do Estádio Centenário em sete meses no ano de 1976 e a participação do time no campeonato brasileiro, representaram a primeira etapa no trabalho do então presidente e hoje patrono do clube, Francisco Stedile. Time e estádio eram condições fundamentais para a entrada do Caxias no grupo dos grandes clubes do futebol brasileiro. Com a colaboração em massa da comunidade caxiense, o Estádio foi erguido em tempo recorde e proporcionou destaque em âmbito nacional à Caxias do Sul.

Festa da Uva

O Parque Mário Bernardino Ramos, também conhecido como Parque de Eventos da Festa da Uva, é um dos maiores e mais completos espaços para eventos do Brasil. Cercado por uma ampla área verde, encontra-se em uma região elevada, oferecendo uma belíssima vista panorâmica da cidade. São 367.142 m² de área total disponível para locação conjunta ou de espaços individuais, conforme a necessidade de cada evento.

A tradicional festa da uva ocorre desde 1931, e de lá para cá tem se modernizado junto com a cidade, realizado durante a época de colheita a festa reúne milhares de visitantes durante os finais de semana que ocorre o evento. Importante salientar que a festa não ocorre todos os anos, sendo sempre bom consultar sua agenda e se preparar para aproveitar as atrações da festa.

Gruta da 3° Légua

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Gruta da 3° Légua fica localizada no distrito de Galópolis em Caxias do Sul, mais precisamente em uma das ramificações da estrada dos imigrantes, que ganhou este nome por ser o caminho percorrido pelos imigrantes ao chegarem na região.

Para chegar na gruta você precisa encarar uma descida de 150 degraus, mas a recompensa vale a pena este pequeno esforço, existem bancos onde os fiéis fazem suas rezas e assistem a uma missa todo segundo domingo de cada mês. Seguindo por uma pequena trilha você chega na cachoeira, uma queda d’água de 60m que encanta por sua beleza junto aos grandes paredões. O lugar é indicado para quem gosta de escaladas, muitos aventureiros são vistos por lá praticando.

Grutão Ecoparque

A Gruta dos Índios fica no distrito de Santa Lucia do Piai, no interior Caxiense, com uma queda de cerca de 40m não é uma das maiores da região, porém o local é rico em beleza e histórias. Antiga morada de índios Caingangues, a gruta impressiona por suas dimensões generosas.

A trilha que leva até a gruta é um pouco íngreme e leva de 10 a 15min para ser percorrida com segurança. Praticantes de Rappel quase sempre são encontrados por lá, além de ciclistas e famílias que aproveitam para relaxar aos finais de semana.

Igreja de São Pelegrino

A Igreja de São Pelegrino, abriga as obras do famoso artista Aldo Locatelli. No átrio da igreja esta exposta a réplica da Pietá de Michelangelo, doada pelo Papa Paulo VI por ocasião do Centenário da Imigração Italiana. As portas de bronze, em alto relevo, reproduzem a epopeia da colonização e foram criadas pelo artista Augusto Murer.

  • Endereço: Av. Itália, 54 – São Pelegrino – Caxias do Sul
  • Telefone: 54 3221-2567 / 3214-8332
  • Site: http://www.diocesedecaxias.org.br
  • Serviços Oferecidos: visitação à igreja; visitação ao memorial; pinturas do artista Aldo Locateli; missas.
  • Horário de Funcionamento:
    Visitação: diariamente das 8:00 às 11:45 e das 13:30 às 18:00
    Missas: De segunda à sábado às 17:00 e às 18:30 – quinta às 16:00 – sábado às 17:00 – domingo às 8:00, 10:00, 17:00 e 19:45.

Lagoa do Rizzo

A Lagoa do Rizzo está localizada a 9km do centro de Caxias do Sul, de carro da cerca de 15min e de ônibus a linha urbana Jardim da Lagoa passa ao lado. Com muito espaço verde em seu entorno a Lagoa oferece ao seu visitante um momento de lazer ao ar livre.

Com via pavimentada, academia ao ar livre, ciclovia, área de recreação infantil, bar, sanitários e chimarródromo, além de bancos para os que preferem apenas apreciar a paisagem. O Local também é cede de um posto do Corpo de Bombeiros da Cidade.

Memorial Os Bertussi

Inaugurado em 2008, é uma homenagem aos músicos e compositores da família Bertussi, cujo nome confunde-se com a história da música tradicionalista gaúcha, projetando a localidade de Criúva no cenário nacional. O memorial aos Irmãos Bertussi, é localizado em frente à fazenda da família, no alto da colina. No local foi erguido um obelisco e um monumento com estátuas de bronze de Adelar e Honeyde Bertussi com seus acordeons.

O acesso ao memorial é público, de onde também se tem uma bela vista da fazenda dos Bertussi. A fazenda também recebe visitantes, Gilney Bertussi é o encarregado de receber os visitantes e contar um pouco das histórias de seus antepassados.

Monumento ao Imigrante

O Monumento Nacional ao Imigrante, inaugurado em 1954 durante a Festa da Uva pelo presidente Getúlio Vargas, é uma criação do escultor Antonio Carangi. Feito de bronze e medindo 4,5 metros de altura, retrata o heroísmo e a luta dos imigrantes que abandonaram sua terra e vieram construir Caxias do Sul.

Junto ao monumento encontramos o Museu do Imigrante, com a exposição do trabalho relativo às mulheres caxienses e sua contribuição para a crescente evolução dessa cidade que tem muito orgulho de suas origens.

Museu Ambiência – Casa de Pedra

Construída pelo imigrante italiano Giuseppe Lucchese no final do século XIX, a casa que hoje abriga o Museu, mostra em todos os detalhes como era a vida dos imigrantes logo que chegaram ao Brasil, uma terra desconhecida e como eles foram se instalando e aos poucos construindo suas moradas.

Museu da Uva e Vinho

Na região da Serra Gaúcha a vitivinicultura teria um papel fundamental e, por meio dela, os imigrantes italianos ampliaram as suas perspectivas para além da pequena propriedade rural. O terreno acidentado, com solo pobre ou pedregoso, não seria obstáculo tanto para a expansão do cultivo da uva quanto para o surgindo das primeiras cantinas.

No ano de 1929, um grupo de produtores, juntamente com Joaquim Slomp, se reuniram e fundaram a Cooperativa Vitivinícola Forqueta, a primeira da América Latina, ainda hoje em atividade. A edificação antiga é também referência cultural e arquitetônica da comunidade forquetense e da própria cidade. Em 2002, por meio da parceria formada entre a Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e a Cooperativa Vitivinícola Forqueta, fundou-se o Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, ambiente que ocupa uma ampla sala dentro da própria cooperativa.

Este espaço retrata um momento histórico e representativo da identidade cultural do imigrante italiano e seus descendentes. O acervo foi formado essencialmente por doações de famílias da região e sua exposição fora organizada pela equipe do Museu Municipal de Caxias do Sul. Sua exposição de longa duração reúne peças que se destinavam à fabricação de vinhos desde a sua fase artesanal. Estão expostas também algumas ferramentas de trabalho tanto para o cultivo quanto para a colheita das uvas e os instrumentos de ofícios paralelos, como tanoaria e cestaria, onde podemos observar o capricho e dedicação com que eram fabricados os cestos para a colheita, bem como as pipas e barris onde o vinho armazenado aguardava sua maturação.

Parque Cinquentenário

Localizado mais a oeste da cidade, próximo a RST 453, no bairro cinquentenário, a praça conta com cancha de bocha, quadras poliesportivas de areia, pracinha infantil, alguns monumentos, bancos, e amplo espaço para caminhadas ao ar livre. Importante salientar que o parque fecha suas portas a noite e fica proibido a circulação pelo local, um oposto da brigada militar ao lado do parque garante a segurança dos seus usuários.

Parque Getúlio Vargas

O Parque Getúlio Vargas, também conhecido como Parque dos Macaquinhos, é um dos principais locais públicos de lazer de Caxias do Sul. Além de oferecer uma extensa área verde, o parque também abriga ciclovia, pista de skate e um palco para apresentação de shows e eventos. Conta ainda com quadras esportivas, espaço Kids, com brinquedos para as crianças se divertirem enquanto os pais tomam seu chimarrão e curtem a paisagem.

Ponte do Korff

Em um lugar isolado no interior de Caxias do Sul, mais precisamente na região da Criúva, está localizada a Ponte dos do Korff. Olhando assim em uma primeira impressão ela se parece com tantas outras pontes de ferro que temos em nosso Estado, porem o que acontece por lá são poucos os lugares que proporcionam.

Estivemos por lá a convite dos amigos da Sul Aventura que trabalham com eventos de aventura e trazendo adrenalina e segurança a seus clientes. O evento tinha rapel, com a descida da ponte até as margens do rio da antas e o salto de pêndulo, com o pulo de cima da ponte e o balanço em pêndulo pela parte de baixo dela e sobre o rio.

Vivemos momentos incríveis, de medos, de angustia mas também de alegria, liberdade, esperança, felicidade de superar nossas limitações e se jogar literalmente de uma ponte confiando no outro, confiando que tudo dará certo e que para tudo na vida se tem um propósito. Foi demais a adrenalina e as sensações vividas durante este dia na Ponte dos Korff.

E para quem quiser viver essa experiência entre em contato com a Sul Aventura e marque na agenda o próximo dia de evento por lá. Veja em nosso Canal no Youtube um vídeo do local e de nosso salto lá na ponte. Youtube Conhecendo o Rio Grande

Praça Dante Alighieri

A Praça Dante Alighieri foi a primeira praça construída em Caxias do Sul e é onde fica localizado o Marco Zero da cidade. Sua fundação data de 1875 e foi realizada por imigrantes italianos.

Hoje a praça ainda é a principal da cidade, tanto em localização como no contexto histórico, tendo em seu entorno alguns prédios históricos e comércios, a Catedral Santa Teresa, a Casa de Cultura e o Teatro Pedro Parenti. A praça ainda abriga algumas obras de arte, como o busto de Dante Alighieri, que da nome a praça, o busto de Julio de Castilhos e o monumento a liberdade, são alguns dos atrativos da praça.

Zoológico da UCS

O Zoológico da UCS seria mais um não fosse por um pequeno mas grande detalhe, os animais que se encontram neste local foram trazidos para tratamento, retirados de cativeiros ou então eram animais órfãos que não sobreviveriam na natureza sozinhos.

São vários nichos para se visitar como o serpentário ou o lago onde vivem cisnes brancos e negros, tartarugas e peixes enormes. Todos eles podem ser vistos acessando um deck que foi projetado no meio do lago e com acesso por uma pequena ponte e com suporte máximo de 15 pessoas. Nesse deck ainda há uma árvore no meio dele o que deixa a paisagem mais bonita e agradável.