PONTOS TURÍSTICOS EM DOM PEDRO DE ALCÂNTARA

Doces Martins


O Doces Martins é uma empresa familiar que buscou a cerca de 20 anos atrás uma forma de utilizar as bananas que não eram vendidas nas feiras e com isso acabou por criar a chimia de banana que ao longo dos anos se tornou seu principal produto.

Com o passar dos anos foram sendo desenvolvidos novos produtos como as bolachas e os merengues, que hoje fazem parte do cotidiano da família e de seus compradores. O local agora esta entrando na rota turística do município, levando o visitante a conhecer a fabricação destes produtos, além de oportunizar a compra deles diretamente de fabrica, o que garante aquele precinho camarada.

Furnas Garganta do Diabo

Nas margens da BR 101, bem na parte de divisa das duas pistas da BR esta localizada as furnas de Dom Pedro de Alcântara. Uma caverna em meio a mata, que antigamente era base de uma fruteira, mas que hoje infelizmente esta abandonado.

Para você visitar é bem simples, basta achar um lugar seguro para deixar o carro se for o caso e seguir uma trilha de 20 metros da estrada ate a entrada da caverna, vale lembrar que o local por ser escuro esta sempre cheio de morcegos que vivem por lá e são bastante pois o barulho lá dentro é bem alto.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Em 1947 um grupo de senhores desbravaram aquela que é a atual Gruta Nossa Senhora de Lourdes e com o consentimento e apoio do padre Pedro Casara passam a empreender as obras necessárias como estradas e degraus para tornarem o lugar acessível. No início do ano de 1950 colocaram as imagens de Santa Bernadete e Nossa Senhora de Lourdes e no dia 11 de fevereiro deste ano com a presença do bispo Dom José Baréa vários padres e uma multidão de fiéis foi inaugurada a Gruta e na virada do milênio foi elevada a Santuário Diocesano.

A gruta conta com uma escadaria de 219 degraus até o topo, contados em nossa visita ao local, mas você pode ir de carro até um pedaço mais acima e economizar energia para subir os 119 degraus que te levam até a gruta. Esculpida a milhares de anos pelas ondas do mar e pela ação do vento, no ano de 1978 acontece a 1ª Romaria à Gruta, com cerca de 100 pessoas e assim sucessivamente todo último domingo de maio é celebrada a romaria.

Nos dias atuais acontecem 3 romarias até o local, uma com os fiéis indo a pé e seguindo a tradição antiga, outra a cavalo por cavaleiros e amazonas de todos os cantos que se reúnem e seguem até a gruta e a terceira de motociclistas que formam uma grande festa sobre duas rodas até a chegada ao local. O que começou com cerca de 100 fiéis agora chega a ter 20 mil pessoas participando das romarias. Gente que vem de Santa Catarina, Paraná, Porto Alegre e região, e também dos municípios do litoral norte e de toda Diocese de Osório.

No verão passam pelo local centenas de ônibus com turistas de outros Estados e também milhares de carros de passeio com argentinos, paraguaios e uruguaios que se maravilham com a beleza do lugar. O acesso ao local é livre e o turismo religioso é o grande atrativo do município, então se você não conhece este santuário natural, pelos caminhos da fé, venha conhecer!

Paróquia Nossa Senhora do Amparo

localizada bem no centro do município, a paróquia costuma receber muitos fiéis. inicialmente construída mais abaixo de onde ela esta agora, foi refeita na década de 70 ganhando novos traços e um tamanho maior para abrigar mais fiéis.

Neste momento 06/21 esta fechada para reformas e a previsão de reabertura é em 2022 conforme apuramos com o Padre Gilberto que é o responsável pela paróquia. Na frente dela fica a praça municipal, com pracinha infantil, bancos e arvores, ideal para se tomar aquele chimarrão de final de tarde ou até mesmo aquela cervejinha para abrir os caminhos.

Pórtico do Município

Um dos mais belos pórticos do Estado, assim podemos descrever a entrada da cidade de Dom Pedro de Alcântara. Uma cidade de colonização alemã que desde seu pórtico podemos perceber, seja pela arquitetura ou pelas cores que lembram em detalhes as construções alemãs.

Tanto na chegada como na saída da cidade você é saudade com as boas vindas e o volte sempre em três línguas, português, espanhol e claro em alemão. Você é capaz de enxergar o pórtico da própria BR 101, então não perca tempo e venha conhecer Dom Pedro de Alcântara.

Raupp Aves Ornamentais

De um sonho de infância, assim em 2014 surgiu a Raupp Aves Ornamentais. Uma paixão que iniciou cedo e que seguiu ao longo da sua vida, assim o proprietário Diego Raupp descreveu seu fascínio pelo lugar e pela criação de aves e em especial as aves em miniaturas.

Você vai entrar em contato com animais de estimação e ornamentais, poderá aprender sobre as espécies, alimenta-las, conhecer o mini galo campeão de exposição e descobrir como é a vida em uma criação de aves. Açudes para a pesca estão a disposição dos visitantes para a pesca esportiva. Galos, galinhas, pavões, patos, marrecos, porco, coelhos, peixes e muito mais você vai encontrar por lá e fazer a alegria da criançada e satisfazer a curiosidade dos adultos que desejam saber mais sobre estas espécies.

Para quem quer comprar uma das espécies o local tem toda documentação e cadastro para venda de seus animais, principalmente suas aves miniaturas de raça pura, que são seus principais produtos ou então quem sabe levar um mini coelhinho pra casa, ja pensou?

The Fishing Park

De um sonho muito distante, assim teve inicio o projeto de pesque e pague que deu origem ao hoje bem fomentado e organizado The Fishing Park, onde a pesca esportiva leva muitas pessoas ao interior de Dom Pedro de Alcântara para aliviar o estres. Lá a frase ” tá nervoso, vai pescar ” serve de motivação para o visitante ir se divertir com a pesca esportiva, onde apenas o que se leva são as lembranças e as famosas histórias de pescador.

Com 4 tanques e diversas espécies de peixes, o visitante escolhe qual tipo de peixe quer pescar e se dirigi a um dos tanques para iniciar sua pesca, seja com isca artificial ou viva que são fornecidas no local. No entorno dos tanques encontramos alguns quiosques com churrasqueiras para quem quer fazer seu churrasco enquanto aproveita a linda vista da serra e do litoral gaúcho e luta com algum peixe para tira-lo da agua.

Um pequeno museu de antiguidades e antiquário esta a disposição do seu visitante para quem quer conhecer melhor as relíquias da região. Quem quiser acampar também pode, pois tem área de camping com banheiros e uma pequena cozinha para você preparar suas refeições. Venha passar um belo final de semana em família e aproveitar as coisas simples da vida que apenas o interior nos proporciona.

Uvas do Gringo

Você ja deve ter visto muitos parreirais por ai mas com certeza não deve ter visto nenhum pelo litoral norte gaúcho. Em Dom Pedro de Alcântara pudemos encontrar um em plena produtividade, pena que chegamos por lá fora de época mas mesmo assim encontramos um cacho a nossa espera.

Na propriedade além das uvas você vai poder encontrar muitas outras frutas e legumes. Que tal comer uma bergamota diretamente do pé? ou provar uma noz colhida na hora? Levar um ramo de cebolas pra casa? Estas são algumas das opções que encontramos por lá.

E com tanta uva a disposição é claro que encontramos suco de uva e vinho também na propriedade, alias o suco que provamos estava uma delicia, fica aqui a dica. Conservas, doces em calda, chimias e muito contato com a natureza você vai encontrar por lá, além de um bom bate papo com o gringo que faz você se sentir em casa. Esta esperando o que? Venha a Dom Pedro de Alcântara e passe aqui para conhecer os parreirais do Gringo.