O QUE FAZER EM ESTRELA VELHA

Cascata das Bicas

A Cascata das Bicas é uma das mais conhecidas cascatas da região, sendo super conhecida tanto na cidade como nos municípios vizinhos. Porém fora da região são poucas as pessoas que conhecem está beleza que a natureza esculpiu em meio a belos paredões e mata nativa.

A cascata está localizada na Linha das Bicas, a cerca de 12 Km da sede do município. Seu acesso é por estrada de chão, toda ela bem conservada e com placas indicativas nos cruzamentos, o google maps te leva até o local, basta clicar no link mais abaixo. Atentar ao local da Cascata pois não se chega até ela de carro.

Chegando no local, precisamos deixar o carro e seguir por uma estradinha bem íngreme até chegar na placa que marca o inicio da trilha. A trilha é bem tranquila, podemos dizer que é de nível fácil, apenas considerar a questão do desnível de altura na estradinha citada acima, pois na volta precisamos subir ela até chegar ao carro.

Durante a trilha cruzamos 2x pelo rio, mas conseguimos ir até ela sem nos molhar, algo que nas outras cascatas não é possível, então para quem quer apenas contemplar sem passar muito trabalho a Cascata das Bicas é uma ótima opção. Chegando na cascata podemos desfrutar de sua beleza sem igual, sua queda possui aproximadamente 60 metros de altura, com um belo poço para banho.

Não há nenhuma estrutura no local, nem de churrasqueiras ou camping, o local é em propriedade particular com acesso livre até a cascata, mas sempre é bom lembrar aos visitantes para recolherem seu lixo e manter o local conservado para mais pessoas poderem desfrutar de seus encantos e sua beleza natural.

Cascata do Espinilho

Conhecida por ser a mais alta cascata da região, a Cascata do Espinilho conta com seus 65 metros de queda entre paredões de pedra e vegetação nativa. Localizada no Rincão do Espinilho a cerca de 10km da sede municipal, seu acesso se da por estrada de chão até a propriedade particular que abriga a cascata.

O Google maps te leva até ela e a estrada esta bem sinalizada com placas até a chegada na propriedade que fica no final da linha, (como são conhecidas as ruas no interior). O proprietário mora no local então se ver ele na chegada basta avisar que irá até a cascata. Não há custo de visitação.

Possui dois caminhos para apreciar a queda d’agua. O Primeiro caminho é para ver a cascata de baixo para cima, porém o acesso é por uma trilha íngreme até o rio e segue por dentro dele até a chegada na cascata. São cerca de 1500 metros de distancia do inicio da trilha até a base da cascata. Para quem gosta de aventura, é uma boa experiência para vivenciar.

Também possui acesso para a ver a cascata de cima para baixo, onde pode ser apreciado para o lazer, com locais para banho, um local para quem não quer se aventurar e sim desfrutar do silencio e da natureza. Um lugar encantador em meio aos paredões e a vegetação. Praticamente não há trilha até o local e em 2 min você chega no rio, daí é seguir com cuidado até a cascata.

Cascata dos Baios

Uma das novas cascatas abertas ao publico em Estrela Velha a Cascata das Bicas tem acesso ainda pouco demarcado com placa apenas na RS 481 na entrada da linha que leva até a cascata. Deixarei o link para você ir até o ponto de deixar o carro e também o link da trilha mais abaixo.

A cascata está localizada a cerca de 8 km da sede do município, com acesso por estrada de chão até um pedaço, carro com tração 4×4 chega até o inicio da trilha, carro comum sugiro deixa-lo no ponto que o link do gps vai te levar e seguir a pé depois.

A trilha começa por estradinha de chão, bom uma descida bem forte, e vale lembrar aqui que tudo que desce depois precisa subir, kkkkk. Após a descida chegamos na parte de mata fechada, são poucos metros por ela até a margem do rio, daí em diante é costeando a sua margem ou por dentro dele, o que é mais fácil do que tentar seguir sem se molhar kkkkk.

Está é a trilha mais longa de todas desde o ponto de partida até a cascata foram 2350 metros de caminhada passando por diversos obstáculos, como arvores, pedras e o próprio rio. A queda não é tão grande mas deve chegar a cerca de 20 metros de altura, o poço é excelente para um banho e a paz e a tranquilidade de um lugar ainda pouco conhecido pelo homem faz desta trilha uma verdadeira imersão na natureza.

Cascata dos Palmas

Mais uma bela e desconhecida cascata em Estrela Velha, está é a Cascata dos palmas, recentemente colocado entre os atrativos turísticos do município e aberta a visitação. Justamente por ter pouco tempo de exploração a trilha até a cascata não está formada e não foi aberta ainda dificultando um pouco o acesso até o rio.

Saindo da sede municipal rodamos cerca de 8 km até chegarmos no ponto onde demarcamos no gps para que vocês possam deixar os carros e seguirem a trilha mata a dentro. Há um pequeno espaço de acostamento no local onde pudemos deixar os veículos, a estrada é de chão mas boa, carro comum chega no local tranquilamente.

A trilha não está demarcada e contamos com uma guia local para nos levar até a cascata. Andamos cerca de 150 a 200 metros pela mata até chegarmos a margem do rio, daí em diante é por dentro dele. Ao todo foram 880 metros mas com bastante dificuldade, pedras enormes e escorregadias, espinhos, lama e mosquitos foram vencidos pela nossa vontade de conhecer mais uma cascata.

Sua queda também não é muito grande, acredito que não chega a 20 metros de queda, mas sua beleza e o belo poço para banho fazem valer a pena o esforço de chegar até ela. Não recomendo para quem não está acostumado a trilhas, justamente pelos obstáculos a ser vencidos durante o trajeto, mas para quem curte vale a pena ir até a Cascata dos Palmas.

Igreja São João Batista

Tudo começou no ano de 1927, ano em que foram rezadas as primeiras missas na região, pelo pároco da Sagrada Família de Arroio do Tigre Pe. Afonso Diehl. Em 1928 foi construída a primeira capela ainda de madeira mas já no mesmo local onde se encontrar hoje a Paróquia São João Batista.

Em seu entorno foi se construindo um pequeno povoado e depois uma vila, que hoje é conhecida como Comunidade da Vila Itaúba, o principal distrito de Estrala Velha. A igreja de pedra como vimos nas fotos foi construída anos depois e segue até os dias de hoje recebendo fiéis e visitantes para louvar e agradecer a São João Batista, seu padroeiro e a Deus por suas bênçãos.

Usina Hidrelétrica Itaúba

Localizada bem na divisa entre Estrela Velha e Pinhal Grande se encontra a Usina Hidrelétrica Itaúba. Inaugurada no dia 09 de novembro de 1978, a Usina é administrada pela empresa de energia CEEE. A barragem forma um reservatório de 12.950 hectares com 97 metros de altura.

Aberto à visitação externa diariamente, o local conta com belas paisagens para se fazer fatos, se der sorte e ir após uma chuva mais forte pode pegar as comportas abertas, o que tona ainda mais bonito o espetáculo. Bem em frente a Usina temos um morro, uma trilha leva até a parte de cima dele de onde se pode avistar toda a parte alagada pela barragem assim como o rio que segue após a passagem da agua pela usina.

Já para visitação interna é necessário agendamento prévio para a visitação. Menores de 12 anos não podem entrar na Usina devido a grande quantidade de equipamentos que são mostrados e não podem ser tocados, apenas contemplados.

Aprendemos sobreo processo de criação de energia através da agua, desde como chega a agua até a sua saída de volta ao rio. Como é feita a escolha de quantidade de energia a se gerada como também algumas curiosidades, como por exemplo que a energia gerada aqui, pode abastecer cidades e Estados de todo o país. Agende sua visita no telefone abaixo.