O QUE FAZER EM FLORES DA CUNHA

Adega Mascarello

A paixão pelo vinho vem de berço, desde a chegada da família no Brasil em 1884 a cultura do vinho esteve presente. Uma tradição que ganhou forma com Bôrtolo Mascarello, que hoje leva o nome dos vinhos finos da vinícola.

Os vinhos, sucos e espumantes são de fabricação limitada, elaborados com carinho e dedicação com uvas produzidas pela família. Sua loja de varejo é aberta ao publico e sua localização é de fácil acesso. A Adega Mascarello é considerada uma pequena vinícola com grandes vinhos!

Capela Nossa Senhora de Caravaggio

O projeto foi baseado no modelo do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, na Lombardia, Itália. Datada de 1926 a igreja passou recentemente por uma restauração que se iniciou em 2012 e teve seu término em 2015, sendo ampliado seu tamanho e capacidade de 40 para 120 pessoas, mas mantendo seus traços originais.

Durante a nossa visita ao distrito de Otávio Rocha a igreja estava fechada e não podemos conhece-la por dentro. Estivemos no local dia 17 de dezembro de 2020 em meio a pandemia, mas certamente voltaremos até o município no próximo ano e retornaremos a igreja para enfim conhecer sua parte interna e um pouco mais de sua história.

Casa das Cucas

A Casa das Cucas oferece aos seus clientes pães, cucas, biscoitos, grostolis e muitas outras coisas deliciosas que você encontra no local. São diferentes tipos de cucas e biscoitos a sua escolha, confesso que o difícil foi escolher só um para levar pra casa.

Um ambiente familiar comandado pela dona Cleci, que projetou e administra o lugar e principalmente as receitas da nona, como são chamadas as avós italianas pelos descendentes.

Casa do Cogumelo

A Casa do Cogumelo fica na propriedade de Joel Bolzan, lá você tem a oportunidade de conhecer o cultivo de 2 tipos de cogumelos, o shitake e o shimeji. Além de prova-los e conhecer mais sobre estes maravilhosos produtos.

Originário do nordeste asiático o shitake foi o primeiro cogumelo comestível cultivado pelo homem Atualmente na Ásia, principalmente na China e no Japão, o shitake faz parte da alimentação do dia a dia. Já no Brasil ele ocupa o segundo lugar no ranking dos cogumelos mais consumidos. Seus benefícios são grandes, como fonte de selênio, ferro, proteínas, fibras dietéticas e vitamina C, tem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol, impedir o aumento da pressão arterial, ajuda no reforço do sistema imunológico e reduz significativamente as tromboses.

Já o shimeji é um tipo de cogumelos que apresenta grandes benefícios e possui bons nutrientes para o organismo. Dentre seus benefícios, pode-se destacar a ação antimicrobiana, antioxidante e melhora na digestão, além de ajudar a controlar o diabetes, colesterol e melhorar a imunidade. Assim como o shitake é de origem asiática, muito difundido na China, é facilmente encontrado em pratos japoneses, no Brasil ainda não é muito popular.

Casa Gilioli

Com uma grande área verde em suas terras a Vinícola Gilioli recebe visitantes que queiram interação com a natureza, possibilitando ao turista um belo pique nique a sombra de arvores e de frente para um lago artificial, que está cheio de carpas para a alegria das crianças que podem alimentar os peixes ao som de pássaros e marrecas piadeiras que fazem ninho no meio do lago.

As videiras servem de cenário neste magnifico local e o varejo conta com um museu cheio de artefatos usados por seus antepassados na lida de campo e no cultivo dos parreirais. No varejo o visitante pode provar os vinhos, sucos e espumantes produzidos pela família além é claro de aprender muito sobre como era o processo de fabricação do vinho antigamente.

Casa Venturini

Tudo começa na uva! É na tranquilidade do interior de Flores da Cunha, Serra Gaúcha, que está localizada a Casa Venturini Vinhos e Espumantes. Ali na Terra do Galo, lugar onde as tradições e mitos da imigração italiana são caprichosamente preservados, os fundadores da vinícola não poupam esforços para elaborar e oferecer vinhos premiados nacional e internacionalmente.

Nossa visita foi em meio a pandemia, não podemos conhecer as dependências e nem fazer as famosas degustações. Mas dentro do que vimos, a loja é bem estruturada e a parte externa muito bonita, com um projeto de revitalização que irá tornar ainda mais bela a área.

Casarão dos Veronese

Uma verdadeira relíquia, essa é a melhor descrição possível para falar deste casarão. construído em 1898 pelo imigrante italiano Felice Veronese, junto de sua esposa Domênica o local foi construído sobre a alcunha “para sempre” no estilo das construções vênetas de sua terra natal, com sólidas paredes de pedras e tijolos nos acabamentos.

O casarão passou por reforma recentemente, pois ficou abandonado por anos e foi restaurado em boa parte mantendo a arquitetura original e na parte superior mudando um pouco tornando a casa mais espaçosa para eventos que acontecem no auditório do andar superior, onde originalmente era o sótão da família.

Alguns objetos que pertenciam aos antigos moradores foram encontrados e estão expostos no local, outros objetos foram adicionados para contar melhor a saga destes verdadeiros heróis que cruzaram os mares em busca de novas terras apenas com a força de seus braços e a vontade de viver um sonho praticamente impossível.

Fiquei realmente encantado com o casarão e sua história e recomendo a todos que irem até Flores da Cunha a visitar e conhecer este fantástico local de perto. CURIOSIDADE: Na cozinha do casarão temos um contraste entre coisas antigas de época e coisas bem modernas, perguntando sobre o motivo daquilo estar lá me foi informado que o casarão serve de escola de culinária para crianças da região aprenderem a fazer os pratos típicos italianos, como o Capeletti, que são ensinados pelas nonas, detentoras deste saber, para que a receita não se perca na história.

Chocolate com Arte

Mais uma das delicias de Otávio Rocha, a Chocolate com Arte mistura duas paixões: O chocolate Belga uma verdadeira delicia que você prova e não consegue mais parar de comer. Tudo feito com muita arte, encontramos cachos de uvas, Papai Noel, coelhos, dentre outros tudo feito com chocolate, hummm.

Sem deixar de mencionar o chocotone é mais uma das maravilhas encontradas lá, com muito, mas muito chocolate como recheio, o chocotone é o campeão de vendas da loja, que ainda conta com cestas de presente que levam chocolates, vinhos ou espumantes e outras guloseimas que só de lembrar já dão agua na boca.

Colônia Muraro

A Colônia Muraro é ideal para se curtir em família. Com um mega espaço para recreação e com atividades como antigas brincadeiras resgatadas, contato com animais onde o visitante pode alimentar patos, galinhas, entre outros animais, um barco com escorregadores fazem a alegria das crianças e adultos também que podem liberar sua criança interior e aproveitar para se divertir.

Outro atrativo é o passeio de carretão, um tipo de caminhão onde o visitante conhece toda a propriedade, passando por diversas plantações e podendo colher e degustar as frutas da estação diretamente dos pés. Ainda tem a famosa pisa da uva, onde se volta as origens da fabricação de vinhos, que eram feitos desta forma até surgirem as maquinas que fazem o trabalho hoje em dia.

Ainda tem as trilhas que fazem parte da propriedade: A trilha da bica, que te leva até uma vertente de agua que era utilizado pela família logo em sua chegada a região; A trilha da cascata, onde se chega a cascatinha onde havia um pequeno moinho para gerar a eletricidade na propriedade; E a trilha do Sanguanel ou Massarolim, um pequeno homenzinho vermelho que conforme a lenda dos imigrantes promovia estripulias como trançar as crinas dos cavalos, levantar os vestidos das moças, roubar os chapéus dos cavalheiros ou levar as crianças para a mata e as esconder, alimentando-as com uma mistura de leite, amora e mel e devolvendo-as sãs e salvas.

Doces Silber e Caminho dos Mirtilos

A Propriedade rural com 31 hectares é um espetáculo ao ar livre. O local é uma agroindústria familiar voltada principalmente para o Mirtilo “Blueberry”, conhecida como fruta da longevidade, apresenta qualidades medicinais como antioxidantes que combatem radicais livres e contribuem na conservação das células, atua na redução da sacarose, é vasodilatador, tem ação em infecções urinárias e auxilia na melhoria da visão.

Você encontra o Caminho dos Mirtilos, uma trilha pela propriedade onde você passa por parreirais e claro chega na plantação de mirtilos, com 7 variedades da fruta sendo produzidas o visitante tem a possibilidade de ir degustando diretamente dos pés cada um desses tipos e escolher o seu favorito. Ainda durante o trajeto se encontra outra trilha que segue mata a dentro e te leva até a cascata da família, um fato curioso é que a trilha foi feita por seus ancestrais para que pudessem levar e buscar alimentos no vilarejo vizinho onde hoje é o município de Nova Pádua.

No final do passeio já de volta a propriedade você é recebido por um verdadeiro banquete em forma de pique nique, são bolos, cucas, croissant, sucos, geleias e pães, tudo a base se Mirtilos, uma delicia. No varejo se pode levar para casa todas as delicias provadas no pique nique e mais outros produtos produzidos ali mesmo e que te deixam com agua na boca.

Um belo jardim, bancos, brinquedos, pracinha fazem a alegria da criançada que se diverte enquanto os pais aproveitam para ouvir o canto dos pássaros e contemplar a beleza da natureza a sua volta.

Famiglia Veadrigo

Típico local de descendência italiana, esta é a melhor forma de definir a Famiglia Veadrigo. Com sua própria vinícola, uvas cultivadas em parreirais próprios e utilizando técnicas passadas de geração para geração desde a chegada da família em terras brasileiras.

O Restaurante da família serve pratos típicos da cozinha italiana, como sopa de agnolini, tórtei, polenta e queijo frito, galeto, menarosto ( codorna, carne de coelho, carne de porco e frango) entre outras delicias a sua espera. Sua capacidade é de 70 pessoas, funciona apenas com agendamento de grupos com no mínimo 20 pagantes e os valores são em torno de 70 reais por pessoa, todas refeições são acompanhadas de vinhos de mesa.

Igreja São Marcos

Fugindo completamente dos modelos tradicionais das igrejas construídas na região, a nova matriz de Otávio Rocha pode ser considerada a primeira igreja em estilo moderno no interior do Rio Grande do Sul.

Encontramos a igreja fechada e lamentamos demais, pois ficamos perplexos com a sua arquitetura e gostaríamos muito de ter conhecido por dentro, pois certamente tem coisas belas para ser mostrada.

Mirante Arezzo

Um belo mirante em meio a cidade, assim descrevemos o Mirante Arezzo. localizado próximo a Escola de Gastronomia da UCS e a Vinícola Argenta, é um local simples, sem infraestrutura nenhuma mas com uma bela vista, vale a pena para para registrar umas fotos e contemplar a vista e a paisagem.

Panizzon

Foi em 1960 que Ricardo Panizzon e seus filhos decidiram apostar em sua produção própria de vinhos. Com vasta experiência como fornecedores de matéria-prima para vinícolas da região, a família Panizzon teve a visão empreendedora de investir em um novo negócio. E foi a partir deste importante passo que nasce a Sociedade de Bebidas Panizzon Ltda.

Atualmente capitaneada pela terceira geração da família.  que trabalha incansavelmente em busca da qualidade de seus produtos, o resultado deste trabalho são os espumantes, vinhos finos, vinhos de mesa, vinagres, sucos e bebidas quentes, todos produtos referência no mercado por sua excelência em qualidade.

Podemos conhecer como tudo começou num casarão antigo onde a família morava e produzia seu vinho no porão da residência, conhecemos um pouco mais da história em um pequeno museu onde são guardados objetos e fotos da história da vinícola. E continuando o passeio fomos evoluindo nos anos juntamente com a vinícola, até chegar nas modernas maquinas que fazem todo processo hoje em dia.

Parque da Gruta

Localizado a pouco menos de 2km do centrinho de Otávio Rocha, o Parque da Gruta é ponto de encontro de moradores e visitantes aos finais de semana, com amplo espaço e diferentes ambientes o parque comtempla a todas as idades.

Com campo aberto e pracinha para as crianças, campo de futebol gramado para crianças e adolescentes, galpão com mesas e bancos de madeira e muitas churrasqueiras para os adultos, uma pequena cascata de 25 metros para contemplação, já que a agua me pareceu suja e poluída e a gruta com uma imagem de Nossa Senhora das Graças para os fiéis fazerem seus pedidos e orações. Encontramos um antigo moinho movido a agua no local, que já foi usado para produzir energia mas que hoje está desativado.

Estivemos lá em meio a pandemia no dia 17 de dezembro de 2020 e encontramos o lugar bem limpo, com grama bem cortada, com poucas pessoas, vimos apenas 2 casais passeando pelo local assim como nós.

Praça da Uva

Localizada em frente à Igreja Matriz de Otávio Rocha, a Praça Regional da Uva é o lugar onde são homenageados os municípios maiores produtores de uvas do Estado por ser localizada geograficamente no centro da área de maior cultivo de uva na serra. Conta com o Monumento ao imigrante Italiano, uma estátua de um leão alado, que representa Veneza, capital da região de onde vieram os imigrantes locais e faz vinculação com o santo padroeiro de Otávio Rocha – São Marcos – escolhido pelos colonizadores.

Na praça também encontrasse a estátua de Nossa Sra. da Uva, com 2 metros de altura e pesando 600kg é inspirada no quadro do pintor francês Pierre Mignard. Uma academia ao ar livre e pracinha para as crianças completam esta magnifica praça, assim como um monumento ao carreteiro, que nos primórdios usava as carretas movidas a boi para fazer o transporte de produtos e pessoas para outros povoados e até mesmo outros Estados.

Nas suas redondezas encontramos alguns parreirais carregados de uva, pena que verdes ainda e não podemos degustar de mais esta maravilha que a praça oferece ao seu visitante.

Pauletti Vinhos e Vinhedos

A vinícola foi construída em cima de uma base de pedra tradicional das construções coloniais. Os visitantes podem conhecer o meio rural, desde o cultivo da parreira manualmente até a arte e dedicação da elaboração dos vinhos acompanhados pela família Pauletti.

Relativamente pequena em comparação a outras vinícolas da região a vinícola Pauletti se destaca pelo contato direto entre a família que produz o vinho e seu visitante. Você pode ver como o vinho é fabricado e tem a chance de degustar e levar para casa aquele que mais gostou.

Slaviero Uvas

Conhecer a vida na colônia, apreciar a linda vista do local, colher frutas direto do pé… esses são alguns dos atrativos que os visitantes encontram na propriedade. Com destaque para os parreirais e os variados tipos de uvas que a família cultiva.

Durante nossa visita podemos caminhar por entre as parreiras conhecendo e aprendendo sobre os diferentes tipos de uvas, suas utilidades e curiosidades. Descobrimos até um tipo inusitado de uva chamada bananinha devido ao seu curioso formato que lembra uma banana. Infelizmente não era época da vindima “colheita da uva” e não podemos fazer a tradicional colheita onde o visitante escolhe nas parreiras quais cachos quer colher e levar pra casa, tudo com um precinho super camarada.

Mas se não deu para comer a uva podemos provar do seu vinho, já que a propriedade fabrica vinhos e sucos com suas próprias uvas e oferece ao visitante degustação juntamente com um queijo colonial e salame. No varejo da propriedade você encontra além dos vinhos e produtos coloniais, outras frutas e legumes produzidos no local, era época da colheita do pêssego, que estava bonito e delicioso, podemos ver também as cebolas, alhos, pimentas, temperos e chás. Tudo disponível para você comprar ali mesmo, fresquinho e direto do produtor.

Túnel da Uva

Localizada entre a Igreja de São Marcos e a Praça Regional da Uva, o túnel é coberto por aproximadamente 100 mudas de videiras em seus 80 metros de comprimento. O visitante tem a possibilidade de passar por dentro dele em seu carro ou pelo lado, conforme preferir.

Alguém já viu algum túnel coberto de uvas no mundo? Acredito que este seja o único, então bora pra Otávio Rocha conhecer este e outros atrativos do local.

Vinhos Monte Reale

Os registros da produção de vinhos, legado da família, datam de 1300, ainda na Itália. Na primeira metade do século XIX, integrantes da família imigraram para o Rio Grande do Sul, onde iniciaram a atividade na Serra Gaúcha. Em 1973, Valdecir Mioranza deu o pontapé inicial para a Monte Reale, vinícola que está há 45 anos no mercado nacional e guarda mais de sete séculos de conhecimento.

Cinco marcas compõem hoje o mix da vinícola, com sede em Flores da Cunha – RS. Os vinhos de mesa e sucos são comercializados com a bandeira Monte Reale. Vinhos finos chegam ao mercado com as marcas Valdemiz e Sospirolo, que produz ainda Espumantes, Brandy e outros produtos especiais. A tradicional PNS elabora vinagres finos e, ainda, com a marca Alem Bier são produzidas cervejas artesanais.

Nossa visita foi bem marcante pois podemos conhecer a vinícola e também a cervejaria que fica dentro da vinícola, isso mesmo, existe uma cervejaria dentro da vinícola, acho que única no mundo. Após conhecer cada cantinho podemos sentar e degustar alguns de seus rótulos, em especial um shop chamado Angelina que gostei muito, pena que não pude levar alguns pra casa, mas quem sabe na próxima vez.

Vinícola Gazzaro

Tradição, é a palavra para descrever está vinícola datada de 1896 e passada de geração em geração sempre presando pela excelência no cultivo das uvas e fabricação de seus vinhos e espumantes. Não podemos deixar de citar o suco de uva, outro produto feito na vinícola.

Em nossa visita, não fomos até a vinícola e sim na Casa Gazzaro que fica ao lado da vinícola e é onde fica o varejo da propriedade. É neste espaço também que acontecem festas e eventos, dispondo de um grande salão e um belo jardim com mesas e cadeiras ao estilo rústico a Casa Gazzaro é sinônimo de sofisticação na região.

Tivemos o prazer de degustar alguns de seus vinhos e espumantes, entre eles o Gazzaro Chardonnay 2020, premiado com o 1° lugar na grande prova vinhos do Brasil.

Vinícola Mioranza

Fundada em 1964 a Vinícola Mioranza tem uma história bem mais antiga, com a chegada de imigrantes na região em 1890 a família comandada por Pietro Mioranza tem sua primeira colheita em terras guaranis e começa a vender seus vinhos para tropeiros que passavam pela região.

Passadas três gerações e mantendo seu projeto de expansão, a Vinícola Mioranza compromete-se em atrair e agradar a diferentes tipos de consumidores, por isso está em constante inovação e procura lançar no mercado novos produtos a cada ano. Os quatro irmãos, Antônio, José, Gabriel e Maximiliano, sócios fundadores da Mioranza, aliam tradição com investimentos em tecnologia e persistem na busca pela excelência e alta qualidade em seus vinhos.

Em nossa visitação podemos conhecer as dependências da vinícola fazendo um tour guiado pelo local e descobrindo como funciona cada pedacinho deste processo de fabricação do vinho. Para finalizar a visita fomos até o varejo onde podemos degustar algumas marcas e levar para casa um ótimo vinho com um preço bem acessível.