PONTOS TURÍSTICOS EM IMBÉ

Barra de Imbé

Situado junto à embocadura do Rio Tramandaí, o Guia Corrente como é chamado, é um espaço totalmente estruturado para receber os apreciadores da natureza. No local é possível saborear a gastronomia local (com destaque para diversos tipos de peixes e frutos do mar), curtir uma música ao vivo e praticar atividades como a pesca. E se você não entende de pesca, não tem problema: vai ter sempre algum pescador profissional ou amador com suas tradicionais tarrafas e cocas, com seus caniços e carretilhas preparados para oferecer dicas importantes e compartilhar inúmeras histórias.

O show no Guia Corrente fica por conta dos botos, que diariamente fazem suas exibições naturais indicando onde está o cardume. Muitas pessoas aproveitam o local para uma boa caminhada com uma das vistas mais bonitas do litoral norte gaúcho.

Castelinho

Localizado na esquina das avenidas Garibaldi e Rio Grande, no Centro de Imbé, foi totalmente construído em pedras grés em meados de 1950, contrastando uma arquitetura medieval em pleno litoral gaúcho. Dentro do imóvel é possível encontrar objetos como escudos, espadas, lanças, esculturas, tochas, lustres em ferro e móveis de madeira, que dão o toque místico à decoração que será, na sua maioria, totalmente conservada. São aproximadamente 290 metros quadrados.

Em outubro de 2019 a Prefeitura formalizou a compra do local, que será transformado em um Centro Cultural para abrigar todo o acervo histórico da cidade.

Ceclimar

O Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR) desenvolve e apoia projetos de pesquisa através de seus técnicos e laboratórios. Também, desenvolve programas de extensão que repassam à comunidade informações técnico-científicas e projetos ligados à Educação Ambiental. Atende à fauna marinha do Litoral Norte através do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e Marinhos (CERAM). Além disso, sedia e apoia diversas atividades de ensino da UFRGS.

Lago da Fonte

Localizado na esquina da Avenida Garibaldi com a Rua Herval, no Centro, o espaço público conta com uma pequena praça para lazer e caminhadas, e é um ambiente perfeito para contato do ser humano com a natureza, especialmente nos finais de tarde. É equipado com brinquedos para as crianças, bancos e pode ser utilizado para prática de esportes náuticos não motorizados.

Muito procurado para aquele chimarrão de final de tarde o lugar se tornou um ponto de encontro de moradores e veranistas na cidade. Uma trilha em seu entorno torna o lugar um ótimo espaço para caminhadas e pratica de exercícios físicos.

Lago do Braço Morto

Situado na Avenida Santa Rosa, no Centro, o Lago do Braço Morto é a principal opção para quem deseja relaxar na praia, mas não é adepto da beira-mar. O local recebeu este nome por ser um braço do Rio Tramandaí.

Após a construção da Barra do Imbé, no entanto, o braço foi desligado. No local é possível realizar passeios de pedalinho, praticar a pesca e andar de bicicleta, além de descansar ou tomar um chimarrão nos bancos e nas sombras formadas pelas inúmeras árvores que cercam o local.

Durante boa parte do ano é um lugar calmo e pacato, porém quando chega o verão o local enche de visitantes, os pedalinhos fazem a alegria das crianças e no seu entorno há uma grande variedade de quiosques que vendem desde açaí até crepes e outras guloseimas que deixam qualquer um com agua na boca.

Orla da Praia de Imbé

Principal atrativo natural do município, as praias de Imbé destacam-se por sua extensão de 15 km, com uma paisagem que se modifica ao longo da orla. Na área central, por exemplo, destaca-se a revitalizada Avenida Beira-Mar, que recentemente ganhou um novo calçadão, totalmente remodelado, ciclovia, áreas para Estacionamento e sinalização para receber moradores e veranistas o ano inteiro.

Um atrativo e tanto para quem quer curtir uma caminhada, uma pedalada ou o tradicional banho de mar nos dias quentes. Os quiosques, localizados em praticamente todos os balneários, se transformam em pontos de encontro entre amigos e famílias.

Outras praias do município são Imara, Mariluz, Santa Terezinha, Albatroz e Presidente, ficam todas uma do ladinho da outra e fazem parte de Imbé.

Píer do Pescador

O Píer do Pescador como é chamado é o único espaço que uma rua chega até o rio, nos finais de tarde o local lota de pessoas que querem apreciar o por do sol no rio Tramandaí. No local pescadores da região guardam seus barcos e caiaques e tornam o lugar bem movimentado durante o ano todo.

Ponte Giuseppe Garibaldi

Construída sobre o Rio Tramandaí em 1950, e ampliada em duas etapas concluídas na década de 1980, a estrutura liga os municípios de Imbé e Tramandaí. Seu nome homenageia um momento histórico para a região: durante a Revolução Farroupilha, foi pelo Rio Tramandaí que Giuseppe Garibaldi rumou o oceano antes de chegar em Laguna (SC). Segundo historiadores, o italiano se beneficiou do sistema interligado de lagoas, que começa em Cidreira e se estende até Torres, e tem no Rio Tramandaí sua única ligação com o mar. Ao chegar no Estado vizinho, proclamou a República Juliana. O pôr-do-sol visto através da ponte é um dos programas favoritos de moradores e veranistas no final de tarde em Imbé.