O QUE FAZER EM SANTANA DO LIVRAMENTO

Almadén

Os vinhos e espumantes Almadén são produzidos em modernos vinhedos, contando com produção de uvas próprias na região da Campanha Central, em Santana do Livramento, divisa com Uruguai, com as castas cultivadas nos vinhedos mais antigos do Brasil. Com opções para todos os gostos, os vinhos Almadén são descomplicados e perfeitos para o dia a dia.

O passeio turístico na vinícola Almadén promete paisagens inesquecíveis e uma grande imersão no mundo do vinho. Os visitantes conhecem o processo de elaboração de vinhos e espumantes, aprendem técnicas de degustação e degustam os vinhos da Almadén. Além disso, é possível conhecer os vinhedos e a tecnológica vinícola, onde ocorrem todo o processo de elaboração dos vinhos Almadén. As visitas são sempre guiadas por enólogos ou técnicos.

Amsterland

O Complexo Amsterland, abriga diversão para adultos e crianças de todas as idades. Seus espaços foram pensados para a integração constante do visitante com suas atrações. E para quem pensa em relaxar e cuidar da beleza tem o espaço de bem-estar Água da Terra, que conta com banhos medicinais, massagens, acupuntura e muito mais.

Em seu pavilhão fechado com mais de 4200m² ficam as piscinas termais, o espaço Kids com 24 brinquedos para toda a família, e a loja com produtos exclusivos para o visitante. Já em sua parte externa temos a Praia Amsterland que conta com areia branquinha e fofinha, guarda-sóis à disposição do público e a piscina de ondas, com um volume de 1420 m³ de água, ondas que chegam a 1,4m deixa os visitantes do parque maravilhados com a novidade.

Além da praia, tem o rio lento, piscina spa, piscina com jatos, fonte com peixes, piscina borda infinita, praça de alimentação e o espaço Água da Terra. Tudo pensado para a diversão de seu visitante.

Casa Albornoz

Com mais de 40 anos de experiência no agronegócio, a Família Albornoz Ferreira desenvolveu diversas competências em diferentes áreas do campo, como pecuária e agricultura. Há 6 anos, a família investiu em um segmento novo até então: a fruticultura, iniciando a Casa Albornoz, uma marca que desde 2019 comercializa nozes pecan, azeite de oliva e mel. Embora seja este um novo negócio, a essência da Família Albornoz prevalece: buscar e oferecer produtos de alta qualidade.

Podemos conhecer o processo de fabricação do azeite de oliva, desde a chegada da azeitona até o envasamento do azeite para a venda das garrafas. Aprendemos um pouco sobre os tipos diferentes de azeite de oliva existentes e degustar os 5 tipos feitos pela empresa. Degustamos também as nozes e o mel. No passeio pelo local esta incluso a degustação e uma taça de espumante para brindar.

Para quem quiser um almoço ou pique nique a Casa Albornoz oferece cardápios diferentes numa proposta mediterrânea para sua escolha e somente atende para este fim com agendamento prévio. Sua localização de frente para o cerro de palomas um dos cartões postais da cidade é mais um destaque para quem vem conhecer este belo empreendimento.

Centro Cultural David Canabarro

Possui acervo histórico do Município de Santana do Livramento.

  • Endereço: Av. 24 de maio S/N
  • Responsável: José Newton Canabarro
  • Telefone: 39681103
  • Horário de funcionamento: de Segunda a sexta-feira, das 8:00 às 13:30h. Finais de semana mediante agendamento

Cerro de Palomas

Na área do Cerro Palomas, há aproximadamente 161 milhões de anos, durante o período Jurássic, havia outro antigo ambiente desértico conhecido como Paleodeserto Guará, preservado em rochas (Formação Guará) que afloram nas regiões oeste e central do Estado. As rochas do Paleodeserto Guará estão encobertas pela vegetação e ocorrem por toda a área do Cerro Palomas, não sendo o fator chave para a preservação deste cerro. As rochas que resistiram parcialmente ao desgaste provocado pelo tempo (erosão e intemperismo) são as rochas do Paleodeserto Botucatu, que sustentam o topo do cerro.

Atualmente devido aos riscos de degradação, através de atividades agropecuárias e pela proximidade da estrada, a comunidade local esta mobilizada buscando preservar as pegadas registradas na área estudada. As pegadas ainda são tema de debate na comunidade científica. Ainda assim, a preservação do local é de grande importância para novos estudos, FONTE: Georoteiros.

Cordilheira de Sant’ana

A região de Sant’Ana do Livramento fica localizada no paralelo 31º, o mesmo de regiões produtoras de vinhos no Chile, Argentina, África do Sul e Austrália, países que produzem vinhos de excelente qualidade. Uma vantagem da região de Palomas é a sua continentalidade, que, aliada a uma atmosfera límpida, leva a diferenças maiores entre as temperaturas mínima e máxima. Somado a uma maior insolação, produz uvas com maior teor de açúcar.

Diferente da maioria das vinícolas brasileiras, surgidas a partir de negócios familiares, sem que houvesse chance da escolha do terroir ideal, a Cordilheira de Sant’Ana nasceu em 2005 de um projeto bem estudado e analisado em cada detalhe, com o objetivo de fazer um grande vinho. Concretizava-se o sonho antigo do casal de enólogos Rosana Wagner e Gladistão Omizzolo, que juntos somam mais de 60 anos de experiência em vitivinicultura no Brasil.

Lago Batuva

Parque com lago artificial utilizado para realização de eventos esportivos, culturais, caminhadas e trilhas. Possui salva-vidas, segurança e academia ao ar livre.

Olivo Pampa

Na procura das melhores condições para a cultura da oliveira no Brasil e após um processo intensivo de pesquisas, consultas, visitas a diversas regiões produtoras, avaliação de estudos de zoneamento agroclimáticos; Optamos por investir em Santana do Livramento, RS no ano 2008.

Em março 2014 foram produzidos nossos primeiros azeites a partir de azeitonas sadias colhidas a mão, no seu melhor ponto de maturidade e processadas logo depois de colhidas.

Em 2015, depois de investir num lugar próprio, moderno e ideal para a produção de azeites de qualidade,  Conseguimos produzir os azeites da colheita do ano, no olival. Com isto os ganhos na qualidade foram muito significativos pois as azeitonas foram processadas no olival, dentro de poucas horas de colhidas. Além do viveiro, produção de azeitonas( mesa e azeite),  a empresa atende o turista através do olivo-turismo com atendimento personalizado aos visitantes.

Praça Internacional

A Fronteira da Paz é um trecho da fronteira brasileiro-uruguaia, que abrange as cidades de Rivera (Uruguai) e Santana do Livramento (Brasil). Este nome é resultado da cultura de integração surgida da convivência internacional pacífica de ambos os povos. A fronteira entre as duas cidades é terrestre, estando elas unidas por uma linha divisória imaginária através de extensas ruas, avenidas e estruturas limítrofes denominadas “marcos”.

Um desses ‘marcos’ é a Praça Internacional General Osório, única praça Binacional do Mundo. inaugurada em 1943, durante a 2° guerra mundial, a praça é exemplo de convivência pacifica entre dois povos. Além disso o local ainda tem sua beleza natural, parte dessa beleza vem do Obelisco, um monumento histórico que marca a divisão dos países, a esquerda Brasil e a direita Uruguai.

Seu entorno é repleto de lojas, muitos brasileiros vão a Rivera em busca de seus produtos típicos e muitas vezes mais baratos do que no Brasil. A população local chegou a desenvolver uma língua própria o portunhol, devido ao grande fluxo de pessoas dos 2 países dos 2 lados da fronteira.