O QUE FAZER EM SÃO JOSÉ DOS AUSENTES

Cachoeira da Onça

A cachoeira da Onça esta localizada dentro do Camping e Hostel Toca da Onça, são poucos metros do camping até a Cachoeira e quando digo poucos são poucos mesmo, cerca de 100 metros você ja esta na cachoeira. E porque Cachoeira da Onça? Reza a lenda que certa vez um visitante chegou na cachoeira e se deparou com uma onça em cima da pedra que esta nesta foto acima onde parei nela para registrar.

Hoje em dia não tem onça por lá e sim muitas pessoas que veem até a Toca da Onça e vão até a cachoeira. No caminho tem os paredões de escalada onde os visitantes podem ter suas primeiras experiências com a pratica deste esporte e na cachoeira tem os pinos para quem quiser descer de rapel, outro esporte bastante praticado pelos amantes de aventura.

Cachoeira da Pedra Lisa

A Cachoeira da Pedra Lisa fica bem próxima a Fazenda Monte Negro, saindo da fazenda são cerca de 20 minutos de caminhada até a cachoeira, caminhada leve apenas algumas cercas para pular pelo caminho que deve ser um pouquinho a mais de 1 km. Durante a caminhada pude ver as seriema, uma ave típica da região e com um canto super alto e bonito.

A cachoeira estava com pouca agua devido a falta de chuva na região no período de nossa visita, mas deu para aproveitar o caminho passando por bois, porcos, cruzando rios e curtindo o cantar dos pássaros. chegando na Cachoeira podemos ver ela de baixo e subir uma trilha pela sua lateral para ir na parte superior, porem na parte de cima pouco se consegue ver, sendo assim a parte de baixo a mais procurada pelos visitantes.

Cachoeira da Piscina

A Cachoeira da Piscina faz parte do circuito das cachoeiras oferecido pela Ausentes Ecotur, agencia receptiva local que tem exclusividade para realizar o circuito que pode ter de 4 a 6 cachoeiras em seu percurso. Esta cachoeira no percurso com 4 cachoeiras é a segunda e seu acesso é na parte inferior dela.

A trilha é de nível fácil sem muita dificuldade, passando por campo aberto, e pequenas trilhas em meio a mata com uma pequena parte mais íngreme para se chegar até a sua base. A Cachoeira da piscina é a favorita da galera que curte um banho de cachoeira, devido ao seu grande poço é o ponto de parada para banho no circuito, desde que esteja calor neh, pois as aguas por aqui não bem geladas.

Cachoeira da Tapera

A Cachoeira da Tapera é a primeira do circuito das cachoeiras, roteiro realizado no município pelo pessoal da Ausentes Ecotur. Para chegar até ela precisamos caminhar cerca de 1 km saindo da estrada para adentrar na trilha, a caminhada é super tranquila, passando por campo aberto todo o percurso até chegarmos até a cachoeira.

Existem dois pontos de observação da cachoeira, ambos na parte superior dela. O primeiro você vai avista-la de lado junto de uma arvore, já o segundo você vai passar em cima dela, cruzando o riacho que gera a queda d’água e indo até um ponto de observação de frente para a queda.

A parte de baixo da cachoeira é indicado apenas para quem esta acostumado a realizar trilhas, pois requer técnicas de descida ou equipamento de rapel. Importante frisar que a trilha não pode ser feita sozinho, sem a presença do guia local e se for pego nas trilhas sozinho poderá ser inclusive preso por invasão de propriedade, ja que os locais são fazendas com criação de gado e outros animais.

Cachoeira da Toninha

A Cachoeira da Toninha foi a primeira cachoeira que eu conheci no município, ela está localizada na Estancia Tio Tonho e seu acesso é super fácil, menos de 10 minutos de caminhada contemplativa e você ja vai chegar na queda. A queda não é muito alta, são cerca de 3 metros apenas mas a tranquilidade e o sossego do local em meio as araucárias fazem você revigorar as suas energias.

Junto a queda tem uma pequena santinha que foi colocada lá para que os visitantes possam ter um momento de fé sozinhos, ouvindo o barulho da agua caindo que em certos momentos lembram o barulho de moedas sendo reviradas. Vindo a São Jose dos Ausentes, passe na Estancia e venha conhecer esta bela cachoeira.

Cachoeira da Vovó

A Cachoeira da Vovó as vezes passa desapercebida do grande publico, principalmente aqueles que vão até a Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues por conta própria e acabam indo apenas ver o famoso Cachoeirão. Mesmo ela estando tão próxima ao principal atrativo, as vezes ela é esquecida ou confundida como sendo uma parte do Cachoeirão.

Seu acesso é simples mas vale ressaltar que para chegar até ela você vai precisar por seus pés na agua, então leve um tênis extra ou retire seus calçados quando entrar na agua mas tenha cuidado com as pedras escorregadias para não acabar caindo e se molhando todo(a). A queda é pequena em altura mas conta com uns 10 metros de largura e um bom poço para banho caso você vá no verão, ja que a agua é bem gelado por aqui e em outras épocas do ano acho difícil alguém ter coragem de pular na agua.

Agora você ja sabe, se vier conhecer o Famoso Cachoeirão lembre de conhecer também a Cachoeira da Vovó

Cachoeira das 7 Mulheres

A mais bela das cachoeiras que fazem parte do circuito das cachoeiras em São Jose dos Ausentes é sem duvida nenhuma a Cachoeira das 7 Mulheres, que ganhou este nome depois que foram gravadas cenas da Mini Série da Rede Globo no local. A caminhada até esta cachoeira é de cerca de 30 minutos saindo do Vale das Trutas e indo diretamente nela.

A trilha é de nível fácil para quem vai somente até ela, porém se você fizer o circuito tem uma subida bem íngreme no caminho que cansa bastante, principalmente se você não estiver muito acostumado a exercícios físicos. Esta sendo construído próximo a cachoeira uma estrada que vai ser o seguimento da Serra da Rocinha até São Jose dos Ausentes, o que certamente irá encurtar bastante o caminho até a cachoeira.

O acesso a cachoeira é simples, podemos ir na parte superior dela sem problema algum e contornando o morro pela lateral da cachoeira chegamos até uma trilha que te leva até a base dela, se não achar a trilha vá até o rio e suba ele alguns metros que chegara na cachoeira também. Agora bora escolher o dia e vir conhecer a famosa Cachoeira das 7 Mulheres.

Cachoeira do 10

A Cachoeira do 10 esta localizada no distrito de Silveira em São Jose dos Ausentes, de todas as cachoeiras que visitei está é a que tem uma caminhada um pouco maior, então optei por ir a cavalo a partir da Fazenda Potreirinhos. Foram cerca de 40 minutos de cavalgada até a Cachoeira, passando por criações de gado, algumas cercas onde tivemos de abrir e fechar alguns portões.

Estive apenas na parte superior dela, a descida é um pouco íngreme e vale mais a pena nos dias de calor para aproveitar o belo poço que forma a baixo de sua queda e tomar um belo banho nas aguas geladas. A queda não é muito grande, porém o poço pode chegar a 6 metros de profundidade, então tenha cuidado caso queira entrar na agua por aqui.

Não tem trilha demarcada até a cachoeira, então sugiro que contrate um guia local que saiba onde fica e possa te levar em segurança, caso queira ir a cavalo abaixo tem o contato da Fazenda Potreirinhos para você agendar seu passeio e ir conhecer mais esta bela cachoeira.

Cachoeira do Arco-Íris

A Cachoeira do Arco-íris esta localizada na Fazenda Morro da Cruzinha, o local conta com diversas cachoeiras e é um verdadeiro paraíso para quem gosta de explorar e conhecer novas quedas. A trilha até ela é super tranquila, tendo apenas uma pequena descida até o rio, de onde seguimos alguns metros rio acima até chegar a base da cachoeira.

A queda é relativamente grande para os padrões da região, com cerca de 10 metros. A cachoeira não tem um poço para banho porem você pode chegar em baixo da queda e aproveitas uma bela massagem feita pela força da agua em seus ombros e costas.

Um fato marcante desta cachoeira é a beleza do caminho, o verde da natureza, a agua cristalina, as pedras cobertas de musgos, juntamente com o cantar dos pássaros e o barulho da agua caindo fazem desta uma das mais belas cachoeiras do município. E ai bora conhecer?

Cachoeira do Beija Flor

Também localizada na Fazenda Morro da Cruzinha a Cachoeira do Beija Flor pode ser vista em sua parte superior na mesma trilha da cachoeira do arco-íris, porém para ir até a sua base é um pouco mais difícil, tendo a trilha bastante subida e descida, além de pedras e mata mais fechada. A caminhada até a base também é mais longa levando cerca de 30 minutos, devido a volta que é necessário dar para chegar até ela.

Na parte superior podemos avistar o poço e o leito do rio que segue mais abaixo, ja de sua base podemos ver a queda de frente e notamos que ela é uma queda mais inclinada, como se a cachoeira estivesse deitada e a agua descendo por suas pedras escorregadias. Para quem não gosta de aventura ou não está acostumado com trilhas sugiro ir apenas na parte superior para economizar tempo e seu preparo físico, ja se você gosta de sofrer como eu, não pense duas vezes e vá até a base da Cachoeira do Arco-Íris.

Cachoeira do Funil

A Cachoeira do Funil é uma das mais diferentes e belas cachoeiras do município, localizada no distrito de Silveira, seu acesso é fácil, saímos das Cabanas Passos do Puma e em menos de 15 min estávamos na cachoeira. Percorremos uma pequena estradinha até o ponto de entrar na mata, depois seguimos uma trilha que não esta muito demarcada, mas com a presença dos condutores locais da própria pousada ficou bem fácil de achar.

A cachoeira em si não é das maiores e sua queda não tem muita agua, o que a torna peculiar são os paredões que a seguem dos dois lados na parte de baixo, formando como se fosse um pequeno canyon a sua volta. Caminhando por cima de pedras rio acima pude chegar bem perto da queda sem me molhar, caso queira molhar os pés você poderá chegar até em baixo da queda d’água sem problema algum e aproveitar uma bela massagem nas costas caso esteja calor, já que a agua é gelada e esta em especial mais ainda por não ter entrada de sol aberta por entre as arvores fechadas.

Cachoeira do Juvenal

Uma das mais conhecidas e visitadas cachoeiras de São Jose dos Ausentes é a Cachoeira do Juvenal, localizada bem ao lado do Vale das Trutas a Cachoeira tem acesso super fácil a partir do vale, o que garante um maior numero de visitantes em comparação com outras cachoeiras da região. Ela também faz parte do circuito das cachoeiras, roteiro oferecido pela Ausentes Ecotur.

A beleza desta cachoeira esta em um paredão lateral a sua queda, coberto de musgo verde e que forma um belo contraste junto a queda. Falando em queda, outro detalhe que chama a atenção é o formato das pedras que se parecem com uma escada em certas partes do paredão, uma formação rochosa bem curiosa e bela ao mesmo tempo. Vale destacar que da parte superior dela você praticamente não vê muita coisa, apenas consegue ver que tem uma cachoeira por ali.

Cachoeira do Lambari

A Cachoeira do Lambari está localizada na Fazenda Aparados da Serra, de todas que eu conheci ela é a mais próxima ao Canyon Monte Negro. A caminhada da sede da fazenda até a cachoeira é de cerca de 20 minutos e de nível fácil para chegar até a sua base da cachoeira, ja para a parte superior é necessário subir um morro um pouco íngreme mas nada muito complicado também.

A queda tem cerca de 10 metros de altura e conta com um pequeno poço para banho nos dias quentes. No paredão rochoso é possível chegar até a queda, resguardando o cuidado necessário para não escorregar, pois estes tipos de locais costumam ser bem escorregadios. O pessoal da fazenda costuma levar seus hóspedes até a cachoeira, para quem não é hóspede o ideal é agendar antes nos conatos abaixo.

Cachoeira do Perau Branco

A Cachoeira do Perau Branco é mais uma das belas cachoeiras de São Jose dos Ausentes, localizada em uma região montanhosa, seu acesso a parte superior é um tanto fácil até, tendo apenas uma grande subida de morro logo no começo da caminhada. O acesso a parte inferior é uma pouco mais complicado e indicado para quem já tem experiência em atividades em meio a natureza.

A queda é relativamente grande e pude ir até um mirante de frente para a queda. Fui acompanhado pelo pessoal da Condor Turismo, agencia local que oferece diversos passeios pelo município. Está não é a única cachoeira do local, uns 500 metros abaixo seguindo o rio tem a Cachoeira da Lindaura mas o acesso é ainda mais difícil e acabei optando por não ir até ele fisicamente, fui apenas com o drone dar uma olhada na cachoeira.

Cachoeira do Puma

O acesso até a Cachoeira do Puma é pelo leito do rio, havia uma trilha pela mata mas o novo proprietário das terras proibiu a passagem pelo local. A caminhada é tranquila mas depende muito do volume d’água no local, no dia que fui estava bem tranquilo não havia um volume muito grande de chuvas na região a algum tempo.

Localizada no distrito de Silveira, a cachoeira tem um dos maiores poços da região, mas ao mesmo tempo que ele é grande ele é fundo também, podendo chegar a 10 metros de profundidade. Para ir até a cachoeira é importante um guia local, eu fui com a condutora das Cabanas Passos do Puma que conhece bem a região e realiza este passeio com seus clientes e hóspedes.

Cachoeira do Tio Belo

A Cachoeira do Tio Bela é uma das mais altas fora dos canyons mas ao mesmo tempo uma das que tem menor volume de agua, pois sua origem é um pequeno riacho que vem correndo sobre as montanhas e normalmente o volume de agua no local não é dos maiores. Ela esta localizada no distrito de Silveira, bem próxima ao Cachoeirão dos Rodrigues, cachoeira mais famosa da região.

A parte inferior da queda é de difícil acesso até para os mais acostumados a trilhas difíceis, ja a parte superior e o mirante, assim como o rio pouco abaixo a queda principal tem acesso super tranquilo. Segui até o mirante e o rio com a condutora local das Cabanas Passos do Puma e pude desfrutar de belas imagens e muitas histórias pelo caminho.

Cachoeira do Tio Tonho

A Cachoeira com o acesso mais fácil e rápido de todas que conheci é a Cachoeira do Tio Tonho, são 5 minutos de caminhada por uma pequena trilha até chegarmos a queda d’água. A queda não é das maiores são no máximo uns 3 metros de queda e durante a nossa visita não havia muito fluxo de agua na cachoeira, mas a caminhada leve em meio a natureza faz valer a pena a visita.

Localizada na Estancia Tio Tonho a cachoeira é bastante visitada por idosos e crianças devido a facilidade de acesso. No caminho até a cachoeira passamos por duas nascentes de agua cristalina, cruzamos o pequeno riacho uma vez e ainda podemos conhecer a Cachoeira da Caixa D’agua, uma pequena queda de onde era coletada a agua para a fazenda antigamente.

Cachoeira Véu de Noiva

São diversas cachoeiras com este nome espalhadas pelo Brasil inteiro, e aqui em São Jose dos Ausentes, mais precisamente na Fazenda Morro da Cruzinha pude conhecer mais uma dessas cachoeiras. Ela faz parte das varias cachoeiras da fazenda e tem acesso super tranquilo, você vai bom pedaço do caminho por uma estradinha de chão até entrar na mata e andar alguns metros até a cachoeira. O pessoal da fazenda costuma guiar seus visitantes até o local.

A queda é bonita e olhando atentamente podemos identificar o véu na parte branca formada pela agua nas rochas. O poço é super convidativo para um banho mas para isso precisa ser verão ja que a agua é bem gelado por aqui e se não tiver bem quente falta coragem para entrar. E você já esteve em uma cachoeira com este nome?

Cachoeira dos Encantos

A cachoeira dos Encantos está localizada próximo a estrada geral que liga o município ao Estado vizinho, mais precisamente na Fazenda Encantos da Boa Vista. Para ir até a cachoeira você poderá encarar uma caminhada de cerca de 1 hora saindo da fazenda ou ir a cavalo e aproveitar para conhecer um pouco mais da região e de seus belos morros e montanhas.

Fui a cavalo e conheci a parte superior da cachoeira, pude ver a queda de um mirante na sua lateral, onde podemos observar o desenho do rio até chegar a queda, a queda propriamente dita e podemos observar um belo poço para banho. Tem uma trilha que leva o visitante até a parte inferior da cachoeira mas infelizmente não tivemos tempo de descer e ver a queda lá de baixo, fica para uma próxima visita.

Cachoeirão dos Rodrigues

Um espetáculo da natureza, somente quem vai até lá é capaz de sentir a energia percorrendo seu corpo dos pés a cabeça, a força das aguas, o barulho das quedas, o cantar dos pássaros ou simplesmente o silencio do local deserto são fatos que marcaram nossa visita ao Cachoeirão dos Rodrigues.

O local fica no Distrito de Silveira, em uma estrada de chão, passando pela Vila do Silveira fomos em direção a Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues. A estrada estava boa em nossa visita e não tive problemas com deslocamento até o local. Por ser um local mais afastado e caso você vá na intenção de passar o dia por lá, ideal é levar um lanchinho ou agendar a alimentação na própria fazenda.

Existe duas maneiras de se conhecer o Cachoeirão, a primeira é seguindo uma trilha super simples e demarcada e em cerca de 10 min você estará de frente para ela. A segunda maneira é indo até a base da cachoeira, onde você vai precisar atravessar o rio para seguir pelo outro lado até a sua base. Nada muito difícil, único incomodo é a agua super gelada, mas que acostumamos logo.

Na fazenda onde fica o Cachoeirão você pode conhecer a Cachoeira da Vovó, andar a cavalo, praticar a pesca esportiva no Rio Silveira e no próprio Cachoeirão, fazer suas refeições na fazenda e se desejar pode se hospedar por lá também, ja que a fazenda também conta com uma pousada. Agora é botar a roupa na mochila, escolher quantos dias quer ficar e partir rumo ao Cachoeirão dos Rodrigues.

Canyon Amola Faca

Um dos mais famosos Canyons de São José dos Ausentes, este é o Canyon Amola Faca. Sua localização é a Sul do Canyon Boa Vista e a Norte do Canyon da Rocinha e seu acesso é feito por trilhas através da estrada. O visitante vai poder conhecer as duas bordas do Canyon, a borda sul exige uma caminhada de cerca de 15 minutos saindo da estrada, já a borda norte fica localizada dentro do Encerra Eco Parque e vai exigir uma caminhada com cerca de 10 a 30 minutos.

Fomos até o local com o pessoal da Condor Turismo, que opera no local e que administra o Encerra Eco Parque, o passeio saiu da sede da empresa no distrito de Silveira e seguiu de carro 4×4 até os pontos onde precisamos entrar no campo e trilhar até as bordas do amola faca. O Canyon é lindíssimo, sendo um dos mais belos que já conheci, tendo um formato único ele forma um “ T “ e podemos ver seus paredões de vários pontos. Duas belas cachoeiras caem de cima de suas bordas, uma em cada lado dele, podemos avistar melhor as quedas da parte norte, mas da parte sul podemos ir em cima da cachoeira do arco Íris e conhecer outra pequena cachoeira poucos metros acima da queda, cachoeira que não tinha nome e batizei de Cachoeira do Tiaguinho, kkkkk.

O acesso pode ser feito sem guia, porém se você não conhece o local ideal é ir com um guia local. O perigo de fechar o Canyon, subindo a nebulosidade e deixando o visitante sem enxergar nada é enorme, então pela sua segurança, faça esse investimento e vá com alguém que conheça a área e garanta sua segurança durante o passeio.

Canyon Boa Vista

Localizado na Pousada Ecológica dos Canyons há 43km do centro da cidade, o Cânion Boa Vista é um lugar calmo para quem gosta de tranquilidade e conexão com a natureza. Ao mesmo tempo o Cânion é um dos mais conhecidos e visitados no município, juntamente com o Cânion Monte Negro. Para chegar até lá percorremos estrada de chão por todo o percurso, e em alguns pontos a estrada estava bem ruim, felizmente foi arrumada após a nossa passagem por lá, em um trabalho de parceria entre nosso Portal e a Secretária de Turismo local, que utilizou nossas informações e impressões para melhoria de seus acessos e de seus atrativos.

Chegando na Fazenda precisamos abrir uma porteira para chegar até a administração da fazenda e sede da Pousada. Lá você terá todas informações a respeito da visitação, dica de como seguir até o Cânion, poderá agendar sua alimentação na fazenda, ou se preferir poderá utilizar o espaço de camping e fazer sua própria refeição. Não falamos sobre valores aqui no Portal, esta informação deve ser vista diretamente com o local nos contatos abaixo.

Na borda você tem a chance de visualizar Santa Catarina, claro que para isso o tempo precisa estar aberto então a dica é Vá Pela Manhã que a probabilidade de céu aberto é maior. Ainda no Cânion tem a cachoeira da boa vista, que segundo o pessoal da pousada é a 3° ou 4° maior do Brasil, realmente é muito alta e bela para ser contemplada de frente em uma pedra na borda do Canyon ou em um banco que tem de frente para ela também.

Outra opção que a Fazenda dispõe é o acampamento a beira do Canyon, onde o campista usa toda estrutura da fazenda mas monta a sua barraca de frente para o Canyon e aproveita para curtir todo o momento e a experiência de uma maneira única. Agora basta escolher qual a melhor opção para você e vir conhecer o Canyon Boa Vista.

Canyon Coxilha

O Canyon Coxilha está entre os dois mais famosos, Canyon Monte Negro e Canyon Boa Vista. Normalmente sua visitação até a borda é feita nas travessias, empresas da região oferecem a travessia do Canyon da Rocinha até o Canyon da Cruzinha em 3 ou 4 dias de caminhada, no famoso trekking. Uma opção para quem quer conhecer o Canyon é ir a cavalo, nos passeios oferecidos pelas fazendas da região, fui com o pessoal da Fazenda Monte Negro e o passeio foi maravilhoso, até o mirante da borda do Canyon.

A Fazenda ainda oferece uma experiência única, a Hospedagem em um Container de frente para o Canyon, onde você terá a experiência de dormir e acordar em um local isolado, onde apenas a natureza será a sua companhia, além da imensidão do Canyon você poderá observar o nascer do sol sem precisar levantar da cama para isso. Vale a pena a experiência.

Canyon da Cruzinha

O Canyon da Cruzinha é o primeiro canyon em solo gaúcho para quem vem de Santa Catarina em direção ao Rio Grande do Sul. Esta localizado nas terras da Fazenda Pousada Morro da Cruzinha que oferece ao visitante serviços como cavalgada, caminhada por trilhas e cascatas da região.

Para se chegar até o Canyon você precisa caminhar cerca de 4km saindo da sede da fazenda em direção aos penhascos, passando por belas paisagens de campos abertos ou florestas de pinus. Se não quiser caminhar a opção é ir a cavalo como eu fiz, os cavalos são super dóceis e adaptados a andar na região e atender mesmo aqueles turistas que nunca tiveram contato com os cavalos.

No canyon é possível avistar boa parte de SC e outros canyons do município, como o seu vizinho mais famoso, o Canyon Monte Negro. De cima do Canyon da Cruzinha cai a Cachoeira do Monte Negro que normalmente é avistada melhor do Monte Negro, mas achamos um ponto bem legal no Cruinha para avistar ela também e passamos bem em cima dela, onde cruzamos o riacho que desagua na cachoeira.

Canyon da Rocinha

Um dos maiores Canyons da região, o Canyon da Rocinha abriga a famosa estrada que liga São José dos Ausentes, nos Campos de cima da Serra ao município de Timbé do Sul em Santa Catarina. A estrada corta o Canyon sendo uma das mais belas estradas do país.

Em um ponto da estrada conhecemos um mirante para acompanhar o nascer do sol, neste mirante tem uma rampa para salto de paraglider ou asa-delta e normalmente recebe muita gente para acompanhar a beleza do nascer do sol.

Outra opção para se conhecer melhor o Canyon é o passeio de 4×4 com o pessoal da Ausentes Ecotur, agência receptiva que opera no local. Com eles pude ir até outros pontos do Canyon e desfrutar de belas imagens e pontos incríveis que ficaram guardados para sempre em nossas memórias.

Canyon Monte Negro

Localizado a 43 km do centro de São Jose dos Ausentes, o Cânion Monte Negro é o mais famoso do município por conter o pico mais alto do Rio Grande do Sul, com 1403 metros acima do nível do mar. Existe uma trilha um pouco fechada para se chegar no pico, a subida é um pouco íngreme mas vale a pena poder registrar o momento no ponto mais alto do Estado.

Seu acesso é por estrada de chão até uma porteira onde só pode passar a pé, dali em diante começa a caminhada, nada muito extenso, uns 500m depois você já está na borda do cânion podendo contemplar a bela vista, ou não, recomendamos ir pela manha bem cedo onde normalmente o tempo é mais aberto mesmo em dia de sol como o que fomos a tarde fica mais fechada a vista lá de cima.

Sua visitação é livre e gratuita, não há nenhum tipo de infraestrutura no local, então recomendamos levar agua, protetor solar, repelente e um lanchinho caso queira fazer a trilha maior na borda do cânion que pode chegar a 4km de distancia. Não utilizamos guia, tendo em vista que as placas na estrada sinalizam bem o caminho e o GPS te leva até o local sem problemas, recomendamos salvar o trajeto antes, pois não tem sinal de internet no trajeto.

Para quem visitar o local com crianças, vale lembrar para redobrar os cuidados tendo em vista que não tem nenhum tipo de proteção na borda e a queda é eminente aos mais descuidados ou desatentos, então para evitar acidentes tenha a atenção redobrada com os pequenos e adultos também que gostam de fazer aquela foto mais perigosa do local. De resto aproveite pois vale a pena cada metro percorrido para chegar até lá.

Canyon Tabuleiro

Este Canyon é um dos menos conhecidos e dos mais bonitos da região. A explicação para este fenômeno do pouco conhecimento se dá pela falta de divulgação e também por ser um local privado, sendo a sua visitação exclusiva com guia local autorizado pelos proprietários a explorar a região.

Fomos de 4×4 com a agência receptiva Ausentes Ecotur e desfrutamos de belos momentos e paisagens incríveis durante o trajeto e após a chegada no Canyon. Tivemos bem na borda do Canyon e avistamos até o litoral de Santa Catarina lá de cima, podemos ver o mar e até um pedacinho de Torres já no litoral gaúcho.

O local é belíssimo, seus paredões são incríveis e podemos inclusive ter uma vista diferente do Canyon Amola Faca, onde avistamos a parte de baixo do “ T “ que é o formato do Amola Faca. Ainda no Tabuleiro tem a Cachoeira do Escorpião, mais uma bela queda que faz deste Canyon um dos mais belos que já conheci.

Cavalgada

Um dos passeios mais procurados em São José dos Ausentes são as cavalgadas, que podem ser realizadas em diversas fazendas do município e também em diversos tipos de locais. As mais famosas e procuradas são as cavalgadas nos Canyons onde os visitantes são conduzidos até a beira dos Canyons, onde curtem a experiência de cavalgar na borda de diversos Canyons da região, além de desfrutas de belas paisagens durante a cavalgada.

Existem destinos para todos os gostos nas cavalgadas pelo interior do município, seja em busca de cachoeiras, ou contornando rios e mirantes da região, passando por florestas de araucárias ou de pinheiros, passando por montanhas ou percorrendo planícies, o certo é que você vai desfrutar de um passeio mega agradável em cavalos mansos e acostumados com turistas que nunca viveram está experiência.

Você vai encontrar a oferta deste passeio em todas as fazendas turísticas da região. Em cada uma você terá uma experiência diferente, com roteiros exclusivos e paisagens marcantes. Venha viver está aventura aqui na cidade do frio extremo mas da acolhida calorosa.

Cervejaria Ausentina

Única cervejaria de toda região a Cervejaria Ausentina é um verdadeiro oásis em meio aos morros e montanhas da região. Aqui o visitante poderá conhecer e aprender sobre o processo de produção da cerveja e ainda degustar a cerveja produzida aqui nos Campos de Cima da Serra.

Se você tiver tempo deixa a visita para o final da tarde, pois além de desfrutar de um lindo por do sol, ainda poderá degustar com agendamento prévio uma parrillada incrível, com carnes selecionadas e claro, acompanhadas pela cerveja Ausentina.

Cruz Missioneira

A Cruz Missioneira é datada de 1729 e foi colocada no alto de um dos maiores morros da região pelos jesuítas que habitavam no local na época. O local era um ponto de referencia para os tropeiros que passavam pela região, subindo ou descendo a serra em direção a Santa Catarina e principalmente a São Paulo.

Em 1729, Souza e Faria passaram pela região e encontraram a cruz, desceram ela e apagaram o que os jesuítas haviam escrito e escreveram Viva Dom João V, imperador da época. Assim aos poucos foram tomadas as terras tanto dos jesuítas como dos índios que habitavam a região e aos poucos o homem branco foi se apropriando destas terras geladas e isoladas que hoje é o município de São Jose dos Ausentes.

Hoje a Cruz Missioneira segue no alto do morro da cruzinha e sua visitação é livre, basta ter folego para subir o morro e contemplar uma das mais belas vistas da região. O morro esta localizado na Fazenda de mesmo nome, local que conta com hospedagem e alimentação e faz parte das várias fazendas turísticas do município.

Desnível dos Rios

O Desnível dos Rios é simplesmente o único lugar no mundo onde dois rios correm lado a lado com uma diferença de 18 metros de altura entre os dois rios. É exatamente isso que ocorre aqui, onde o Rio Silveira e o Rio Divisa estão separados por um desnível de 18 metros de altura um do outro.

O acesso ao Desnível é através da Fazenda Potreirinhos, saindo da sede da fazendo percorremos uma trilha de nível fácil e em 10 minutos já estamos no rio. Aí vem a pior parte, para chegar no desnível temos de atravessar o rio, uma corda ajuda na travessia, a água é na altura do joelho, porém é bem gelada e as vezes é preciso coragem para atravessar.

Outra opção é o passeio a cavalo oferecido na Fazendo, nele você poderá ir até o desnível cavalgando e não precisará se molhar no rio. Agora a escolha é sua, a pé ou a cavalo o importante é conhecer este lugar incrível e único no mundo.

Encerra Eco Parque

O Encerra Eco Parque é mais uma opção para quem curte aventura e gosta de uma boa caminhada. O parque é privado e restringe a entrada de qualquer pessoa no local. Para entrar é necessário passar pela cancela onde você paga o ingresso seja de carro 4×4 ou seja a pé, caso vá com carro comum, não indico seguir caminho de carro.

No parque você vai até a borda norte do Canyon Amola Faca e terá a opção de acampar no local caso seja de seu interesse. A Agência Condor Opera no local, oferecendo diversas atividades como a rede suspensa e trilhas pelas bordas do Amola Faca e Realengo. Venha conhecer o Encerra Eco Parque e aproveitar o melhor do contato com a natureza.

Forte da Revolução Farroupilha

Construído na época da Revolução Farroupilha, o Forte servia de proteção aos soldados gauchos durante a guerra contra Santa Catarina. Do local eles tinham uma visão privilegiada de quem vinha do rio em direção as terras que hoje são da cidade de São José dos Ausentes.

O local pode ser visitado por turistas e fica dentro da Fazenda Paim no interior do município. Durante a visita você vai conhecer a história da guerra e conhecer como terminou a guerra e todos os seus desenrolares.

Museu Waldemar dos Santos Boeira

O Museu Waldemar dos Santos Boeira trás a publico uma grande coleção particular que aos poucos foi crescendo até se tornar um grande museu que retrata como era a vida na região antigamente, através de muito objetos que eram usados pela família do seu Waldemar desde seus antepassados até a sua geração. São inúmeros achados e objetos de todos os tipos, como rádios, telefones, moedas, livros, objetos de cozinha, ferramentas e muito mais.

O museu está localizado na fazenda onde seu Waldemar viveu com a família, no distrito de Silveira e a visitação pode ser feita sem um guia ou com a presença de um, conforme for o seu interesse. Além do museu a parte exterior também é de grande beleza com uma enorme mangueira de pedras onde era usada para prender o gado e que hoje ainda preserva os traços e toda a sua originalidade.

Pedra Catedral

A Pedra Catedral é uma grande pedra que esta localizada no Canyon Boa Vista e é super visitada por quem vem até a região. Seu formato meio triangular lembra uma construção antiga de catedrais, por esse motivo acabou ganhando o nome de pedra catedral.

Você pode ir até ela de três maneiras a partir da Fazenda Ecológica dos Canyons, a primeira é em um passeio de 4 x 4 com o pessoal da fazenda, que te leva até alguns pontos no canyon e entre eles esta a Pedra Catedral. A segunda maneira é um passeio a cavalo pela região, que comtempla também a Pedra catedral. A ultima opção é ir caminhando, você levara cerca de 2:30 para ir e voltar até a pedra saindo da sede da fazenda, mas a caminhada é super tranquila e o visual compensa qualquer esforço. Então bora conhecer este paraíso.

Pesca Esportiva

A Pesca Esportiva vem crescendo muito na região, principalmente em municípios de Santa Catarina onde esta pratica já esta mais difundida. Porem em São Jose dos Ausentes a pesca da truta em rios é muito buscada por praticantes de todos os cantos do país, pois a truta é um peixe de aguas geladas e frias e encontrou no município um habitat perfeito para o seu desenvolvimento.

Mas este peixe não é natural destas aguas, ele foi introduzido na região através de projetos visando justamente esta pratica da pesca esportiva, que é o famoso pesque e solte. Muitos pescadores utilizam do fly para este tipo de pescaria, e na tradução literária significa mosca, ou seja a isca imita uma mosquinha dentro d’água chamando a atenção dos peixes pelo movimento feito pelo pescador com a vara e assim atraindo os peixes até a isca.

Os rios do município contam com alguns pontos específicos para este tipo de atividade, assim como existem locais com tanques de pesca para este fim ou para o famoso pesque e pague, onde você poderá levar sua pesca com você. Seja qual for a modalidade de pesca o importante é curtir a natureza e respeitar o meio ambiente e os animais que dele fazem sua morada.

Queijaria Fazenda Rincão Comprido

A fazenda Rincão Comprido também é conhecida na região como queijaria turística, no local é feito o famoso queijo serrano, uma verdadeira explosão de sabor em nossas bocas. Mas como é feito esse queijo? O que ele tem de especial?

O queijo serrano é produzido em alguns municípios apenas, que contam com as características especificas para que o queijo tenha esta denominação, como acontece com o queijo da canastra em MG ou com o vinho da serra gaúcha. Na fazenda podemos aprender sobre o processo de produção e degustar essa delicia enquanto ouvimos a história da família cantada em verso e prosa.

Uma característica marcante é que o gado utilizado para tirar o leite é gado de corte e não o gado leiteiro. Outra característica é a alimentação deste gado que se alimenta exclusivamente do pasto nativo da região, variando sua alimentação conforme a época do ano e influenciando assim no sabor do queijo.

Vale da Ferradura

O Vale da Ferradura guarda a divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mais precisamente entre as cidades de São José dos Ausentes no lado gaúcho e Bom Jardim da Serra do Lado Catarina.

O Mirante da Ferradura está na estrada que liga as duas cidades, o visitante poderá observar o Vale e toda sua exuberância do mirante ou da Fazenda Paim, que conta com outro mirante exclusivo, onde você poderá ver duas ferraduras e conhecer um pouco mais sobre a história local.

A Fazenda oferece ainda o passeio a cavalo que vai percorrer a ferradura e te levará a lugares incríveis durante o passeio, cruzando o rio e intercalando pelos dois lados da fronteira estadual.