O QUE FAZER EM SOBRADINHO

Balneário Curva do Rio

Créditos: Tiarles Marques

Aqui no Balneário Curva do Rio encontramos tudo aquilo que precisamos para passar um belo final de semana em família. Atividades de lazer como jogos de sinuca e bocha, campo de futebol sete com grama natural, quadra de vôlei de areia, piscinas adulto e infantil, playground infantil, natureza exuberante com muitas árvores, sombra para você fazer um churrasco em uma das varias churrasqueiras espalhadas pelo balneário e tudo isso na beirinha do rio.

Com 9 cabanas para receber seu visitante que quer hospedagem, o local tem capacidade de receber quase 50 pessoas nas cabanas além da vasta área de camping para barracas, com agua e luz. As cabanas são rusticas e simples e contam com geladeira, fogão, pia, camas, sofás, mas é importante salientar que você precisa levar suas roupas de cama e banho.

Para quem quer apenas passar o dia o local oferece acesso a todas as áreas do balneário assim como também as piscinas, dentro dos horários determinados. Já a alimentação pode ser feita no local com agendamento prévio ou você pode levar suas coisas e fazer sua comida em alguma cabana ou churrasqueira espalhada pelo balneário.

Balneário das Nascentes

Créditos: Tiarles Marques

Mais um belo balneário em Sobradinho, o balneário das Nascentes conta com bela infraestrutura para receber seu visitante. Localizado na beira do rio o local recebe pessoas para curtir um banho no rio e fazer aquele churrasco em uma das varias churrasqueiras espalhadas pela propriedade.

Se a opção for por um banho de piscina, são 4 as opções para você escolher. A diversão não para por ai, tem mesas de sinuca e cancha de bocha que fazem a alegria de jovens e adultos. Um belo quiosque em meio ao campo aberto garante aquele churrasco mesmo em dias de chuva.

Se a opção for passar mais dias são 2 cabanas e mais 5 quartos além de grande espaço de camping para quem quer ficar mais tempo e curtir um pouco mais deste contato com a natureza. A alimentação é servida apenas com agendamento prévio mas você sempre encontra algo para comer no bar que fica dentro da propriedade. Agora é só fazer as malas e vir conhecer o balneário das Nascentes em Sobradinho.

Casa de Cultura

A Casa da Cultura de Sobradinho esta instalada num prédio histórico. Construído no estilo renascentista italiano e localizado no centro de Sobradinho, a obra teve início em meados do ano de 1929 e foi concluída no ano de 1932 durante a gestão do Intendente Senhor Santo Carniel.

Serviu como sede da administração municipal no período de 1932 à 1987. O prédio foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal por Lei Municipal em 20/07/1999. Porém bem antes disso em 1987 mesmo foi inaugurado como Casa da Cultura “Amário João Lazzari”, tendo como primeiro diretor o Professor Jary Schirmer.

A Casa da Cultura abriga a Biblioteca Municipal, o Museu Histórico Municipal, o Espaço Vêneto, projeta e executa juntamente com a Secretaria de Educação a Feira do livro e com todas as Secretarias, a Páscoa na Praça, o Natal das Estrelas, Desfile de Carnaval, hora do conto, exposições temáticas, saraus, eventos como lançamentos de livros, palestras e outros. Na Casa da Cultura também são agendados passeios, caminhadas e o calendário de eventos do município.

Cascata Carijinho

O mais belo dos atrativos naturais de Sobradinho em nossa opinião é a Cascata Carijinho. Ela com certeza não é a maior da região e tão pouco de Sobradinho mesmo, mas ela encanta pela beleza dos paredões após a queda d’agua.

Um enorme poço se forma após a queda, não sei dizer a profundidade pois não entramos na agua durante nossa visita mas aparentemente é fundo e com poucas opções de saída de dentro da agua depois de entrar nela, apenas um pequeno espaço que formou uma espécie de escada nas rochas deve servir de apoio na hora de sair da agua. Acima das rochas passa um antigo aqueduto que esta desativado e que não há trilha aberta para seguir por ele e ver onde vai dar.

O acesso a cascata é livre por uma pequena trilha de cerca de 300 metros partindo da beira da estrada mato a dentro. Trilha super simples, com pequeno grau de elevação que torna a volta um pouco mais cansativa. Não há nenhum tipo de infraestrutura no local, quem quiser ir precisa se atentar a entrada da trilha em meio as arvores e levar tudo que precisar, principalmente agua e um lanchinho se for ficar por mais tempo por lá.

Cascata Pousada do Sol

Nas terras do Sr. Arlindo Zavarezi por mais de 100 anos sua família cultivou e protegeu as arvores e a vegetação local. Após muitos anos foi criado um balneário no local, que fechou após a venda das terras, o que acabou colaborando para o cenário que encontramos, de um lugar lindo e pouco explorado.

A cascata deve ter uns 20 metros de altura, e sua trilha é beirando o rio ou por dentro dele, tivemos de atravessar por sobre as rochas varias vezes até chegar na cascata. São duas trilhas, a trilha por baixo dela é mais fácil com acesso mais tranquilo e curto já a trilha que vai por cima é mais difícil, com um trecho mais longo de caminhada mas nada que se impeça de chegar até esta bela queda d’agua.

O acesso é apenas com agendamento prévio com os proprietários que servem de guias para os visitantes pelas trilhas até a cascata. Abaixo deixaremos o contato para quem quiser ir conhecer a cascata.

Cervejaria Mädchen

Quem disse que Sobradinho só produz vinho? Pois a Cervejaria Mädchen chegou para trazer o melhor da cerveja artesanal para a região. Instalada no distrito industrial de Sobradinho a cervejaria começa a abrir as portas para receber turistas que queiram conhecer o processo de produção e degustar uma cerveja fresquinha.

O processo começa com a agua sendo aquecida para adicionar os maltes, depois do sofrer o processo de mostura vai para a clarificação e em seguida para a fervura. Na fervura onde a cerveja permanece por cerca de 1 hora a 100 graus é adicionado os lúpulos que dão o sabor e o amargor a cervejas. Após um tempo de descanso é transferida para o fermentador onde é adicionado a levedura e após uns 10 dias vem a purga para retirada dos resíduos, deixando assim ela pronta para maturar mais uns 60 dias até estar pronta para o consumo.

São 4 tipos de cerveja feitas pela empresa, a Pilsen, Vienna Lager, Session Ipa e a Irish Red Ale. Cada uma delas conta com um processo de produção especifico assim como o tempo de maturação e a escolha do lúpulo que nela é adicionada. Venha conhecer a cervejaria e levar o seu Chopp geladinho pra casa. Em caso de eventos você pode encomendar o Chopp em barril de 30 ou 50 litros e se divertir com amigos e familiares.

Praça Três de Dezembro

A Praça Três de Dezembro está localizada bem no centro da cidade e é rodeada de atrativos como a Casa do Papai Noel que fica dentro da praça ou o multi palco no seu centro. Ao seu lado temos a famosa Rua Coberta, que foi construída em 2019 para a realização de eventos ao ar livre no centro da cidade.

Muitos comércios são encontrados ao seu redor, como lojas, restaurantes, hotel, a Radio Gazeta e a Casa de Cultura, entre outros. Mas dois monumentos em especial chamam a atenção de quem passa por lá.

O Obelisco que é um Monumento histórico. Foi construído e inaugurado em 1935 em homenagem aos 100 anos da Revolução Farroupilha, tendo nele afixado duas placas: Placa com a inscrição “Homenagem do Município de Jacuhy aos Gloriosos Farrapos 1835 – 1935”. E placa com a inscrição “Ao grande Brasileiro Duque de Caxias, homenagem do povo do Município de Sobradinho em 25/08/1940”. Tombado como patrimônio histórico municipal em 1999.

Já o Leão Alado é uma homenagem especial aos 140 anos da imigração italiana no Estado do Rio Grande do Sul. Este leão é símbolo do gemellagio com municípios da região italiana do Vêneto.

Recanto do Peixe

Créditos: Tiarles Marques

Propriedade particular, localizada na Linha Brasileira, o Recanto do Peixe conta com amplo espaço, inclusive para eventos. Ao Todo são quatro tanques com peixes, na sua maioria tilapias, para você poder praticar a pesca esportiva, onde os peixes são devolvidos aos açudes após sua captura.

O espaço conta com uma bela cabana totalmente equipada para até 8 pessoas, carrinho de rolimã para descer uma lomba que tem na propriedade, pernas de pau para quem quer se aventurar ou redes para aqueles que preferem simplesmente relaxar em baixo de uma árvore e ouvir o belo canto dos pássaros.

Não podemos deixar de mencionar o belíssimo por do sol, que embeleza ainda mais o entardecer na propriedade, seja na sacada da cabana ou em algum ponto do gramado a vista é sempre exuberante e te faz relaxar ainda mais se estiver tomando um chimarrão na companhia da família e amigos.

Rota dos Casarões

Créditos: Tiarles Marques

A Rota dos Casarões esta localizada na linha Campestre no interior de Sobradinho, sua principal característica é a arquitetura italiana do século XIX, com os casarões construídos a base de pedra e barro. Moradores, descendentes dos imigrantes, recebem os turistas com trajes típicos e muita alegria. No total são cinco casas que compõem a rota: Casarão Miotto, Casarão Maieron, Casarão Cella, Casarão Berto, Museu da Tia Helena. Além dos casarões a rota turísticas possui a Capela La Consolata, que é a primeira igreja da comunidade.

A Rota dos Casarões inicia no centro da cidade de Sobradinho em frente a Casa de Cultura e segue rumo aos casarões em um ônibus que leva os turistas até os locais. O Passeio começa pelo Casarão Miotto, onde conhecemos a dona Vera, uma senhora simpática que nos contou tudo sobre a história da família e do casarão. Seguimos rumo ao Casarão Maieron que é o maior em termos arquitetônicos mas ao mesmo tempo é o que oferece menos atrativos para se conhecer.

Seguimos adiante e paramos na Igreja La Consolata, onde aprendemos um pouco sobre a origem dos imigrantes na região além de bater belas fotos da igreja e seus arredores. O quarto casarão é o Cella, onde podemos ver pipas de vinho no porão e alguns objetos que a família usava logo que construíram o casarão. Depois fomos ao Museu da Tia Helena que guarda muitas histórias e artefatos antigos da época da colonização, uma verdadeira raridade para quem gosta de cultura e história.

Por fim chegamos ao ultimo casarão, o Berto onde o grupo de cantoria “Amici D’ Imigranti” recebe os turistas com belas e animadas canções italianas e é servido um saboroso café colonial. Durante o café colonial o grupo de cantoria anima os visitantes e todos podem dançar e cantar acompanhados ao som de gaitas.

Vinhedos Redin

Créditos: Tiarles Marques

Nos Vinhedos Redin você encontra qualidade, beleza, bom gosto e uma incrível recepção por parte dos proprietários. Fomos recebidos com uma bela tabua de frios, que o visitante pode adquirir por agendamento e desfrutar das delicias desta tabua, como o queijo e salamito italiano, azeitonas e claro uvas neh. Para acompanhar um bom vinho ou uma espumante produzidos com uvas da própria propriedade.

Você pode conhecer todo o processo de produção do vinho, ver as pipas e caves, visitar as parreiras que ficam logo atrás da vinícola e aprender um pouco sobre os tipos de uvas e quais as mais adequadas para cada tipo de bebida.

Bem ao lado o proprietário mantem a produção de fumo de corda, um processo totalmente artesanal que também pude conhecer e mesmo não gostando de cigarro, fiquei interessado no processo e fascinado com o cuidado na realização do trabalho.

Visitar a vinícola é algo incrível, conhecer mais sobre o processo de produção das bebidas e ainda poder levar todo esse sabor pra casa, afinal sucos, vinhos e espumantes são vendidos no local, saindo diretamente das caves para a sua sacola.

Vinícola Granja do Silêncio

Créditos: Tiarles Marques

Localizada nas margens da RS 400 a Vinícola Granja do Silêncio recebe visitantes e turistas para conhecer suas instalações, são caves e tanques em espaço que foi entalhado no morro para a construção do prédio que abriga a sede da vinícola.

Você pode ir conhecer os parreiras que ficam logo atrás da vinícola e também pode levar pra casa o vinho produzido no local, pois há uma loja com iguarias da região e claro muito vinho, suco e espumantes feitos pela família.