O QUE FAZER EM BENTO GONÇALVES

Casa Valduga

Fundada em 1875 a Casa Valduga, é uma das mais antigas vinícolas da serra gaúcha, oriunda de família italiana a casa já está a 3 gerações na família. O local é um dos lugares mais visitados na serra na área do Enoturismo. Durante seu passeio o local dispõe de curso, visita guiada e degustação. Além disso tem restaurante, pousada, loja e pacotes especiais, como o oferecido na Vindima( período da colheita da uva).

Há mais de um século cultivando terroirs de excelência no Rio Grande do Sul, a Casa Valduga tornou-se referência na elaboração de vinhos finos e espumantes no Brasil, com rótulos premiados em todo o mundo. Presente em mais de 20 países, de cinco continentes, a Casa Valduga elabora seus espumantes exclusivamente pelo método tradicional, conhecido como champenoise, seguindo as tradições da região de Champagne, na França.

Podemos destacar entre os vinhos o Villa Lobos Cabernet Sauvignon e o Storia Merlot. Já entre os espumantes destacamos o Brut 130 e o Maria Valduga Brut Vintage.

Chafariz de Vinho

Construída em 1990 em frente ao Palácio Municipal, onde funciona a prefeitura, a La Fontana ou como é popularmente conhecido o chafariz de vinho foi erguido com retalhos de pedras, imitando as taipas construídas pelos imigrantes italianos que colonizaram a região. As taipas eram muros formados por empilhamento das pedras encontradas nas terras ocupadas pelos colonizadores.

A rua em frente ao chafariz é a popular “Via del Vino”, uma referência a presença da Casa do Vinho a ao chafariz. Atualmente, essa rua é o coração comercial da cidade.  

Epopeia Italiana

Um belo espetáculo com cenários em tamanho real, que conta a história dos imigrantes italianos desde sua saída em Genova até sua chegada em terras brasileiras e seus passos aqui em terras tupiniquins.

A história é contada através de dois personagens reais que viveram naquela época e fizeram parte dos mais de 80 mil italianos que desembarcaram na costa brasileira, suas primeiras casas, e tudo contado por um belo show de luzes e cores. Após a bela apresentação você ainda pode saborear a degustação de sucos e vinhos

Igreja Cristo Rei

Edificada em estilo gótico moderno, a Igreja Cristo Rei foi inaugurada em 14 de novembro de 1954.  Teve suas obras iniciadas em 1949 e coordenadas pelo padre Rui Lorenzi. Apesar de levar cinco anos para ser construída, a inauguração foi feita mesmo sem a igreja estar concluída. As torres foram concluídas em 1978. Seu interior possui um vão de 40 metros de altura e 3 altares. As janelas são vitrais com ornamentos de brocados realizado pelo escultor alemão Alfredo Staege.

As missas são realizadas nas terças, quartas, quintas e Sábados, às 18h, nas sextas às 16h30min e aos Domingos às 18h30min

Maria Fumaça

O passeio de locomotiva movida a vapor percorre um trecho de 23 quilômetros entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, um roteiro exuberante, com belas paisagens e regado a degustação de vinhos, espumantes, sucos e queijos. Ao longo do percurso, os vagões do trem viram palco para apresentações artísticas, músicas, teatro e danças fazem parte do folclórico passeio, o que a Maria Fumaça se propõe mesmo é oferecer um passeio cultural e à moda antiga.

O passeio é operado exclusivamente pela empresa Giordani Turismo e dura aproximadamente 1h30min, e o regresso de ônibus, mais 30 minutos, totalizando 2h de pura diversão. O embarque é realizado em Bento Gonçalves, tendo com destino Carlos Barbosa. O passeio de trem pode ser feito também no sentido inverso, mas neste caso a saída também se da em Bento Gonçalves, porem de ônibus, e a volta é feita de trem.

O pacote mais básico inclui, além da Maria Fumaça, a entrada ao Parque Temático Epopeia Italiana, que fica ao lado da estação de Bento Gonçalves e oferece aos visitantes um espetáculo cênico. Os ingressos devem ser reservados com antecedência pelo telefone (54) 3455-2788 ou pelo site www.giordaniturismo.com.br. Na alta temporada (inverno), dificilmente se consegue lugares nos vagões de última hora. O pagamento também é antecipado, via depósito, transferência bancária ou parcelado no cartão de crédito em até 3 vezes, sem juros, com parcela mínima de R$ 50.

Todos os passeios com a Maria Fumaça partem da estação de Bento Gonçalves – de onde sai o trem ou os ônibus em direção a Carlos Barbosa, dependendo do sentido do percurso que você desejar fazer com a locomotiva. Na baixa temporada, os passeios ocorrem às quartas, sextas, sábados e domingos. Na alta temporada, a atração é oferecida diariamente.

– 9h: ida de trem e retorno de ônibus
– 10h: ida de ônibus e retorno de trem
– 14h: ida de trem e retorno de ônibus
– 15h: ida de ônibus e retorno de trem

Montanha dos Vinhedos – Esportivo

O Parque Esportivo Montanha do Vinhedos, conhecido como Montanha dos Vinhedos, é um estádio de futebol pertencente ao Esportivo, localizado no município gaúcho de Bento Gonçalves, feito para substituir o antigo Estádio da Montanha. A administração e a sede do clube localizam-se no estádio. As obras de construção da Montanha dos Vinhedos tiveram início em 1983 e a sua inauguração foi em 2004.

A capacidade inicial projetada: 20.000 lugares porem a capacidade atual é de 15.000 lugares, sendo distribuídos em 13.500 nas arquibancadas e 1.500 nas cadeiras.

O estádio comporta também pista atlética olímpica; 12 cabines para imprensa; vestiários com hidromassagem, banho de imersão; rouparia para os profissionais e categorias de base; vestiário completo para arbitragem; lavanderia; salão nobre e restaurante além de um amplo estacionamento para visitantes, delegações e automóveis de imprensa.

Monumento aos Imigrantes

O Monumento aos Imigrantes Italianos foi inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo a obra oficial alusiva à data. A escultura de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa é totalmente em bronze, pesando 121 toneladas. Além do valor artístico, o monumento homenageia o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que dedicaram sua vida para construir a grandeza do município de Bento Gonçalves.

Ela retrata em detalhes a entrada de uma família na cidade sobre uma carroça sendo puxada por dois bois e que estão atolados no barro e pedras, sendo estimulados a continuarem puxados por uma corda nas mãos de outro imigrante. Na parte da frente da obra uma mulher empunha um lampião para tentar enxergar mais a frente e guiar o caminho a ser seguido pelo restante da família.
Realmente uma obra de grande expressão e valor para a cidade que sempre será grata à todos os imigrantes.

Museu do Imigrante

O Museu do Imigrante foi fundado em dezembro de 1974, e abriu suas portas para a comunidade em 21 de maio de 1975, desenvolvendo desde então as suas atividades em um antigo prédio construído em 1913. 
O prédio do museu já foi a administração da Estação de Sericicultura, Escola Agrícola, Anexo do Hotel Planalto e residência. Foi tombado como Patrimônio Histórico do município em 2005 e passou a integrar o roteiro cultural de Bento Gonçalves. 

Para resgatar a história da Imigração Italiana, o Museu teve quase dez mil itens doados pela comunidade. O Museu possui dois andares e sete salas temáticas onde preserva artefatos, documentos textuais e imagens divididos em: Sala de Gaitas, Arte Sacra, Objetos Pessoais e Ofícios, Quarto de Dormir, Cozinha, Trabalho e Vinho. 

Parque das Ovelhas

Dentro do roteiro caminhos de pedra temos o Parque das Ovelhas, uma típica fazenda de ovinos, onde o visitante é recebido em uma loja de souvenir, com produtos fabricados na própria fazenda. As atividades na fazenda ocorrem durante todo o dia, a cada 30 minutos, conforme programação do dia, na sua rotina diária estão inclusos a amamentação, pastoreio, falcoaria, alimentação das ovelhas, degustação de produtos feitos com leite de ovelha, tosquia e ordenha.

A fazenda também oferece a atração uma aventura com o pastor, onde a bordo de um 4×4 você passa pelos quatro cantos da fazenda, acompanhará o trabalho dos cães border collie no pastoreio dos grandes rebanhos e irá conhecer o berçário, onde receberá informações sobre a gestação, nascimento e bem estar dos cordeirinhos.

Parque de Aventuras Gasper

O Parque Gasper está localizado no topo de uma imensa parede rochosa com 135 metros de altura, repleto de atrações que proporcionam diversão, aventura e adrenalina, com estrutura completa em meio a natureza. Mesmo para quem não quer se aventurar nas atrações, o parque oferece a opção de entrar para passar o dia, oferendo ao seu visitante uma completa estrutura, com banheiros, vestiários, parque infantil, churrasqueiras e lanchonete.

As atrações do parque são: Arvorismo, Bungee Jump, Escalada, Rapel, Tirolesa, Quadriciclo, Paintball, Superman, Estilingue.

Arvorismo

Muito legal caminhar nas alturas! É uma travessia suspensa com diferentes tipos de obstáculos montados entre árvores e postes onde estão as plataformas.

Rapel e Escalada

Uma plataforma posicionada na borda do paredão de 135 metros de altura é a base onde o aventureiro desce 60 metros até uma outra plataforma. O retorno ao ponto de partida acontece de uma outra forma, desta vez escalando uma Via Ferrata (trilha de escadas montada na parede rochosa), com a segurança de um sistema de cabos.

Tirolesa

A tirolesa do parque Gasper tem um percurso total de 750 metros, divididos em duas etapas e chega a 60 metros de altura. Os aventureiros são presos com equipamentos com toda a segurança para curtir o passeio com adrenalina.

Paint Ball

Para quem ainda não conhece, Paint Ball é uma batalha em equipes com armas que atiram balas de tinta. Os aventureiros usam proteção no rosto, colete e macacão (opcional) em um campo de 100x 60m, com diversos obstáculos.

Bungee Jump

É a atração mais radical do parque de aventuras Gasper! Uma experiência com alto nível de adrenalina que só os mais corajosos se aventuram a fazer! O salto acontece em uma plataforma fixada à 150m de altura e a queda vai de 40 m a 60 m. O salto é permitido a pessoas de no mínimo 40 kg e máximo de 120 kg, e não é aconselhada para pessoas que tenham algum problema cardíaco, de coluna ou outros problemas de saúde.

Parede de Escalada

Escalada em parede artificial de 12 metros de altura, com três vias de subida, com vista para o paredão.

Trilha de quadriciclo

A trilha passa por muitos obstáculos, entre pedras, raízes de árvores, barrancos e tem seu trecho mais emocionante, por dentro de um riacho entre corredeiras. O passeio pode ser feito de 3 formas: Individual, em dupla, ou na garupa de um dos instrutores.

Superman

Um pêndulo gigante (balanço gigante) com estrutura metálica na borda do penhasco é uma das atrações mais radicais do parque. Nele você se joga em adrenalina e emoção.

Estilingue

Nesta atividade o aventureiro é lançado a 15 metros de altura, exatamente como se ele estive em um estilingue gigante. Adrenalina e uma pequena taxa de loucura, fazem parte desta maravilhosa atração.

Ponte Ernesto Dornelles

A Ponte Ernesto Dornelles é uma ponte em arco sobre o Rio das Antas, entre os municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis. Faz parte da rodovia BR-470. É informalmente conhecida também como Ponte do Rio das Antas ou Ponte dos Arcos.

A ponte não possui pilares apoiados no leito do rio. A estrutura de sustentação em concreto armado é formada por dois arcos paralelos, com um vão livre de 186 metros de extensão entre os pontos de apoio, situados nas margens do rio. A pista passa por entre os arcos, com uma extensão total de 227 metros.

A construção da ponte foi iniciada em 1942 e, após enfrentar alguns problemas, foi inaugurada dez anos depois, em 31 de agosto de 1952, pelo então governador do Estado, Ernesto Dornelles. Na época a ponte foi considerada a terceira do mundo em arcos isolados e a primeira com arcos paralelos. A obra teve tamanha importância que se tornou o símbolo do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER).

No local o turista tem acesso à lancherias, tendas de produtos coloniais e artesanato. A visita à Ponte do Rio das Antas também permite ao turista conhecer as belezas do Vale do Rio das Antas, com destaque para a Ferradura.

Endereço: Acesso Norte pela RST- 470.

Portal de Entrada

Na entrada principal de Bento Gonçalves encontrasse um dos mais belos pórticos de cidade do Brasil. O pórtico de Bento é inspirado na tradição da cidade em transformar a uva em belos vinhos.

Durante essa transformação é usado barris para armazenamento, e é exatamente no formato de um barril gigante que foi feito o pórtico. De concreto e com uma altura que chega a 17 metros, Sua construção data de 1985 e sua preservação é feita pelo município e também por todos os cidadãos de Bento Gonçalves.

A sua direita tem um posto de informações para turistas onde você pode estacionar e fotografar a vontade, além é claro, de se informar sobre outras atrações na cidade.

Praça Achyles Mincarone

Localizada junto a Igreja da Comunidade São Bento, a praça tem um espaço amplo, propício para as crianças brincarem, e com quadras de areia pra quem deseja jogar. O turista que busca atividades ao ar livre, área arborizada, ou um simples local para descanso, também encontra lugar na Praça Achyles Mincarone, em Bento Gonçalves.

Localizada na esquina das ruas Xingu e Henry Hugo Dreher, no bairro São Bento, a praça também conta com o Monumento aos Imigrantes, obra que homenageia a imigração italiana no RS. Nos finais de semana é possível ver diversas famílias e jovens aproveitando a praça e seus atrativos.

Inaugurada em 24 de julho de 1984, a igreja em forma de pipa totalmente construída em concreto, é uma homenagem à cidade de Bento e sua vocação vitivinícola. A decoração interna, além de motivos sacros, utiliza elementos temáticos da uva e do vinho. São Bento é o ‘protetor dos vinhateiros’. 

Sitio de Lazer Zucchi

O Sítio Zucchi é uma propriedade particular, está inserida na Rota Rural Encantos de Eulália, em Bento Gonçalves/RS. O sítio contempla um amplo gramado com área verde, para admirar a beleza que a paisagem nos proporciona e apreciarmos momentos de descanso e lazer. No sítio o patrimônio é natural. A propriedade tem dois açudes, belo espaço para lazer com mata e uma vista panorâmica privilegiada, num dos pontos mais altos da Linha Eulália.

O Sítio oferece amplo gramado, com tapetes e almofadas; Espaço com churrasqueiras; Quiosque para eventos; Café Colonial e Almoço sob agendamento; Venda de produtos coloniais e artesanais; Passeio de Tuc-Tuc pela propriedade e Pedalinho; Programação Pisa das Uvas, no período de Vindima (Janeiro, Fevereiro e Início de Março).

Vinícola Aurora

Fundada por imigrantes italianos em 1931, a Cooperativa Vinícola Aurora é uma história de sucesso, muito trabalho duro e dedicação para fazer com que a cooperativa chegasse ao sucesso dos dias de hoje. A vinícola está entre os locais que você não deve deixar de visitar ao ir a Bento Gonçalves, localizada no centro da cidade o local oportuniza ao seu visitante um tour guiado pelas suas dependências, mostrando a parte de produção dos vinhos mais premiados do Brasil.

Você irá passear pelo subterrâneo da vinícola, onde verá barris, tanques e santos que protegem o local. No final do tour poderá saborear algumas das marcas de maior sucesso da vinícola assim como passar no bazar da vinícola e levar para casa o sabor da serra gaúcha. A cooperativa conta com mais de 1100 associados que tem entre seus produtos os mais lembrados pelos consumidores, afinal quem não conhece o Marcos James ou o Keep Cooler, para citar dois exemplos de qualidade e sucesso.

O local é aberto para visitação gratuita de segunda à domingo, grupos maiores precisa de agendamento prévio, assim como os interessados em participar de um dos minicursos oferecidos pela Aurora também deve agendar com três dias de antecedência.

Vinícola Miolo

A empresa iniciou sua produção de vinhos no ano de 1989 e hoje conta com quatro vinhedos espalhados pelo Brasil. Atualmente a vinícola Miolo é reconhecida internacionalmente pela qualidade e ganhou o posto de maior exportadora de vinhos e espumantes do Brasil.

Fundadora do projeto Wines of Brasil, a Miolo sai na frente para transformar a visão do mundo em relação aos nossos vinhos. Também conta com uma escola que oferece cursos, especializações e degustações especiais.

A visita começa com um tour pela vinícola, passando pelos tonéis de produção, barricas de descanso e inclusive pelo processo de fermentação de espumantes onde as garrafas ficam posicionadas a 45 graus.

Durante todo o percurso o guia vai explicando detalhadamente sobre as plantações e uvas com as quais a empresa trabalha, sobre o processo de produção em cada vinhedos e sobre os tipos de vinhos e espumantes. A visita é guiada e com a degustação de quatro vinhos, consulte o valor com a empresa.

Vinícola Salton

Um dos diferenciais da Salton é a facilidade de passear pela vinícola. Passarelas aéreas foram construídas para possibilitar ao visitante acompanhar todo o processo produtivo de recebimento, elaboração, engarrafamento e amadurecimento dos produtos.

Nas caves subterrâneas, onde descansam os vinhos mais nobres, a atmosfera remete às adegas tradicionais dos castelos medievais europeus. A Cave da Evolução está a oito metros de profundidade em relação ao nível da rua, e proporciona uma experiência singular, com degustação de espumantes e vinhos ao final de um labirinto de pedras guardado por estátuas de anjos.

A Salton oferece visitas guiadas em diferentes estilos: Visita guiada básica com o roteiro tradicional e com custo por volta de R$ 30 com bônus de R$ 10 para gastar na loja. Visita Tour ou Cave da Evolução O Tour Evolução tem como grande diferencial a visita final em uma cave com anjos e com as taças em que os papas Bento XVI e Francisco beberam os vinhos da Salton quando estiveram no Brasil. A cave é um labirinto escuro com um certo ar de sala secreta onde os visitantes são conduzidos à luz de lampiões. O tour custa por volta de R$ 80, dura entre 2 a 3 horas e tem degustação de 4 rótulos harmonizados com queijos.