PONTOS TURISTICOS EM CIDREIRA

Calçadão João Rios

FOTOS: Jorge Nunes

Localizado a beira mar de Cidreira, o Calçadão João Rios passou por uma revitalização, com instalação de bancos, decks, jardins e varias melhorias para satisfazer seu visitante. O local é um espaço de lazer com balanço, gangorra e escorregador, todos destinados para o uso de crianças, tornando o passeio irresistível também para os pequenos.

Calçadão Kanitã

Localizado na beira mar de Cidreira, o Calçadão Kanitã é ponto de encontro de jovens e adultos nos finais de tarde, para dar aquela caminhada, tomar um bom chimarrão ou apenas desfrutar do por do sol e acompanhar o movimento de pessoas que passam pelo local.

O local foi revitalizado e foi construída uma pista de skate para a diversão dos apaixonados pelo esporte. Com iluminação o local também pode ser frequentado a noite, onde o visitante pode contemplar a lua de frente para o mar.

Caminho das Dunas e Lagoas

Localizado nos municípios de Balneário Pinhal e Cidreira no Litoral Norte Gaúcho, o Caminho das Dunas e Lagoas tem paisagens incríveis que vão muito além do sol e mar comuns na região. São 10 lagoas de água doce e sem poluição, as maiores dunas do Estado, fauna e flora ricas em beleza e diversidade.

Entre as atividades principais estão trilhas nas dunas e beira das lagoas, visita aos pontos turísticos da região como o Túnel Verde, aproveitar as praias de lagoa e muito mais. Um dos esportes mais praticados no local é o Sandboard ou Surf na Areia, praticado com uma espécie de prancha similar a de Snowboard e que consiste em descer as dunas se equilibrando na prancha.

O local é carinhosamente chamado de lençóis cidreirenses pela semelhança com os famosos lençóis maranhenses no nordeste brasileiro. Um belo roteiro está sendo projetado no local com previsão de inauguração para 2023, com visitas a varias propriedades rurais e atividades ao ar livre pelas dunas e também nas lagoas da região.

Cantinho da Lagoa

O Cantinho da Lagoa fica as margens da lagoa fortaleza em Cidreira, com espaço para banho na agua doce e calma da lagoa, o local conta com pouca infra estrutura, então recomendamos levar tudo que possa precisar para passar o dia por lá.

Existe uma casinha de salva vidas no local, onde durante a temporada de verão ficam 2 salva vidas a postos no local para qualquer emergência. Sua entrada fica nas margens da RS784 , basta colocar no mapa cantinho da lagoa em Cidreira que o GPS te leva até o local.

Concha Acústica

Localizada no coração do município a Concha Acústica de Cidreira é marca registrada da cidade. Por estar bem no centro da cidade dificilmente algum visitante não passa por ela durante sua estadia na cidade, rodeada de bares, restaurantes e comércios ela foi inaugurada em 1993 e se tornou um dos símbolos do local.

Ela foi construída na posição de costas para o mar, devido ao forte vento chamado de “nordestão” que é marca registrada no litoral gaúcho. A concha funciona como um multipalco para apresentações de artistas, shows e espetáculos ao ar livre.

Farol de Cidreira

O farol de Cidreira foi inaugurado em 1º de janeiro de 1907, no local denominado, praia do Pernambuquinho, atual Cidreira. Inicialmente foi construído de ferro fundido mas que não durou muito tempo devido a maresia o ferro foi enferrujando e logo depois condenado. Funcionava através de luz incandescente com óleo mineral, mas por motivo da falta de faroleiros com pratica suficiente para manejar este sistema foi substituído posteriormente.

A nova torre em concreto armado foi erguida em 1933, com cerca de 30 metros de altura em formato cilíndrico nas cores vermelho e branco pintados com faixas helicoidais. O atual aparelho luminoso é automático e aposentou o velho bico de chama BBT que consumia 2028 litros de querosene por ano.

Sendo um dos 20 faróis espalhados pelo Estado o farol serve para orientação de embarcações que estão em alto mar para poderem se localizar nos oceanos. Seu feixe de luz chega a 20 milhas e orienta os comandantes dos navios que passam pelas aguas locais.

O Suboficial Faroleiro da Marinha Brasileira Edgar Flores Cardozo que nos recebeu gentilmente e nos contou um pouco da história deste farol e dos demais em nosso Estado, cuida do farol e tem a missão de manter intacto e funcionando todo sistema além de prezar e zelar pela conservação do farol.

Fortaleza das Águas

No parque aquático e hotel fazenda Fortaleza das Águas você encontra tudo para o seu sossego e conforto. Piscinas adulto e infantil com tobogãs, toboáguas e brinquedos para as crianças, piscina térmica, sala de jogos, passeio a cavalo e muito mais.

Cabanas super equipadas para até 7 pessoas e quartos para até 6 pessoas, tudo com ar condicionado e ambiente super agradável. Churrasqueiras espalhadas na sombra das árvores para quem gosta de fazer seu churrasco ou o restaurante do parque que serve desde o café da manhã aos hóspedes até a janta para hóspedes e visitantes do parque.

Animais espalhados pela fazenda, como coelhos, cavalos, ovelhas, patos e galinhas, além dos peixes nos lagos e do belo cantar dos pássaros. Enfim são muitas as atividades a se fazer no parque, escolha a sua favorita é venha conhecer o Fortaleza das Águas em Cidreira.

Lagoa Country Club

O Lagoa Country Club é um empreendimento de lazer e turismo localizado ás margens da Lagoa da Cidreira. Com uma completa infraestrutura com piscinas, campo de futebol, quadra de vôlei, cancha de bocha, academia, pista de skate, salão de festas, sala de jogos e muito mais… Escolha uma das opções de lazer e aproveite:

HOSPEDAGEM: Aproveite um final de semana ou as suas férias em casas ou cabanas totalmente mobiliadas. O local conta com casas com ar condicionado, tv por assinatura, churrasqueira dentro de casa, fogão campeiro e lareira para 4, 6 ou 8 pessoas. Faça já sua reserva

VENDAS: Imagine você e sua família terem um imóvel dentro do Lagoa, aproveitarem toda essa estrutura e ainda contar com serviços de portaria e vigilância o ano todo. Existem várias opções de terrenos e casas prontas, consulte.

EVENTOS: Faça sua festa ou evento corporativo e conte também com equipamento de som, buffet, internet, ambiente climatizado, bicicletas e caiaques. Peça já um orçamento.

RESTAURANTE: No local é servido almoço ala carte com deliciosos pratos como camarão á milanesa, salmão grelhado, ala minutas e muito mais. Aberto ao público: sábados e domingos no inverno e todos os dias no verão.

TÍTULO DE SÓCIO: Você e sua família poderão passar o dia no Lagoa e aproveitar toda a infraestrutura o ano todo, ainda tem descontos de até 50% na hospedagem. Para mais informações, consulte.

VILA NÁUTICA: Você associado do Lagoa pode agora adquirir ou alugar uma Marina, que é um box de 2,4m X 6,8m para barco, jet-ski, prancha, caiaque e material de pesca ou até mesmo usufruir de um espaço diferenciado bem juntinho da praia, com vista especial para a lagoa. Um cantinho aconchegante para tomar um chimarrão, uma cervejinha, descansar numa rede e até fazer um churrasquinho.

Museu Margarido

A história do museu começa em meados dos anos 80 com o encontro de dois entusiastas e apaixonados por objetos antigos: Margarida e Luiz Carlos. Margarida, comerciante, já possuía um pequeno acervo particular. Quando o pescador Luiz Carlos aportou no litoral norte gaúcho, encontrou em Cidreira a parceria ideal para a conclusão de seus sonhos.

Mais tarde, através de doações e aquisições de antiguidades o espaço da garagem foi ficando pequeno. O Casal então decide construir um mezanino, dentro da floricultura para abrigar o sonho de vida de um nobre pescador. Nasce o museu Volta ao Passado, dedicado a memória de Luiz, que veio a falecer em 2016. No museu há objetos antigos dos mais variados tipos e datas…desde vitrolas até ferros de passar com brasa; fitas VHS, louças, ferramentas, livros, aparelhos telefônicos, máquinas fotográficas, objetos náuticos, etc.

O principal objetivo dos curadores é oferecer às novas gerações o contato com a história de tantas famílias e épocas, fazendo assim, uma verdadeira volta ao passado.

Plataforma de Pesca

Um dos principais pontos turísticos da cidade e uma das maiores plataformas de pesca do litoral brasileiro, a plataforma de pesca de Cidreira é um patrimônio privado, com acesso grátis para os sócios e mediante pagamento para os não sócios. Tem em torno de 500 metros de extensão. O local é um ponto de encontro dos pescadores de fim de semana e profissionais, possui bar com petiscos, bebidas e iscas para pesca. 

Uma das razões porque se faz boas pescarias na Plataforma de Cidreira são as suas colunas ou pilares, que são mais de 150. Elas são importantes para a alimentação marinha, sendo também ponto de parada para cardumes famintos que se deslocam pelo nosso litoral. Se você observar bem, verá que em volta de cada pilar existe um nicho de cadeia alimentar, formado principalmente por mexilhões. Esses moluscos alimentam-se sugando partículas orgânicas presentes na água do mar. Num único dia, um mexilhão chega a filtrar mais de 90 litros de água, e junto com ela toda sorte de substâncias presentes. Os pilares com milhares destes moluscos fixados, oferecem abrigo e alimentação para diversas espécies marinhas, aumentando muito a oferta de peixes na região.

Os redemoinhos constantes que se formam em volta dos pilares são como que trituradores de resíduos orgânicos que se depositam ali pela força da gravidade, além de formarem o plâncton, que é a base da cadeia alimentar dos oceanos. Então onde você deve jogar seus anzóis? É claro que sua pescaria sempre renderá mais se você pescar nas proximidades dos pilares, onde está o grande pesqueiro.

Durante a construção da Plataforma de Cidreira, ainda na praia, foi encontrado um lençol de água doce. Como as estacas são ocas, e como o lençol tem pressão, a água sobe pelo interior da coluna. Foi então colocada uma saída, e construída em seu redor uma pequena fonte, que sempre está recebendo a água, que transborda para a praia. Devido aos caprichos dos ventos que às vezes enchem de areia a entrada da Plataforma, nem sempre a fonte é visível, ficando temporariamente soterrada. Mas é por pouco tempo, pois a tripulação da Plataforma providencia a sua visualização removendo a areia ao redor.

Na primeira etapa da construção da Plataforma de Cidreira, pescava-se principalmente papa-terras, uma espécie encontrada em todas as praias gaúchas. Com o avanço da construção, começaram a aparecer novas espécies nos anzóis dos pescadores. Vieram pampos, bagres, corvinas, arraias, peixes-anjos, borriquetes, miraguaias, cações, entre outros. Com a conclusão do terminal em “T”, 500m mar a dentro surgiram os caçonetes-martelo, as cororocas e as abróteas. Nos últimos anos apareceram os peixes-rei, que podem ser pescados sem isca. Inicialmente pequenos, com o tempo começaram a aumentar em tamanho e quantidade. E na caça aos peixes-rei vieram anchovas, os peixes-espadas e também as pescadas.

Santuário de Iemanjá

O Santuário de Iemanjá, situa-se as margens da rodovia RS-786 na Av. Mostardeiros, bairro Ildo Menegueti, junto ao antigo terminal turístico onde ocorrem as Festas de Iemanjá. Conta com um espaço amplo para estacionamento de carros e ônibus das excursões que visitam o município.

A Imagem de Iemanjá tem aproximadamente 10 metros de altura, sendo considerada a maior do Brasil, é um dos pontos turísticos mais visitados em todo Litoral Norte do RS. Construída em 2015 e inaugurada em 2 de Fevereiro de 2016 movimenta o turismo religioso e cultural e historicamente é referencia como maior concentração de pessoas e excursões religiosas do Estado. A visitação é aberta o ano todo e no dia 2 de Fevereiro chegando a um publico de 2.500 pessoas.